Hemopa e Semas mobilizam doadores e fortalecem parcerias institucionais em Belém
Fundação Hemopa recebe doações de sangue de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h, na capital paraense
Nesta quarta-feira (4), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou uma campanha de doação em colaboração com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), cuja sede fica no bairro do Marco, em Belém. A ação de captação de doadores, na Semas, contou com o apoio de uma sala especialmente montada e com a assistência da equipe multiprofissional do Hemopa no processo de coleta sanguínea.
A assistente social, Marcela Silva, da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa destacou a importância da parceria. “Nossa expectativa é superar a meta de 80 comparecimentos e desde cedo a gente está vendo que os colaboradores e servidores abraçaram a causa em prol da vida. Buscamos descentralizar nossas ações, chegando cada vez mais perto da sociedade, da comunidade em geral e aqui nós conseguimos mobilizar os servidores e colaboradores não só da sede, mas também das outras unidades, como de Nazaré e da Unidade do Bosque”.
Já a assistente social da Semas, Jaqueline Pimentel, ressaltou que a ação transcende questões socioambientais já que a conscientização e a sensibilização sobre a doação de sangue são formas de contribuir com a sociedade. “A Semas procura a valorização dos servidores através das mobilizações quando surgem as oportunidades de contribuição com outros serviços. Nós entendemos que é importante fazer a doação de sangue. É um ato altruísta, de solidariedade, ele contribui também com as pessoas e nós temos essa expectativa de que vários servidores, de mobilizar tanto os servidores, da sede aqui, e também servidores de outras unidades.
Entre os doadores mobilizados pela campanha estava Vanessa Dias, funcionária da Semas, que é doadora desde o período da pandemia, e por meio da ação do Hemopa, pode contribuir mais uma vez. Ela aproveitou o dia especial de seu aniversário realizando o ato de doação de sangue. “Na verdade, o que me incentivou foi a grande perda que tivemos na pandemia. Foi o ano em que comecei a me tornar doadora e saber que eu podia salvar mais de uma vida doando sangue. Eu me sinto muito feliz e honrada por estar saudável o suficiente para ajudar as pessoas, porque esse é um presente para mim”, afirmou Vanessa.
Serviço – A Fundação Hemopa recebe doações de sangue de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 0800 280 8118.
Texto de Beatriz de Nazaré (estagiária), sob supervisão de Aline Seabra / Ascom Hemopa