Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Parceria entre Fundação Hemopa e Uepa incentiva doação de sangue entre universitários

Campanha, chamada Trote Solidário, faz parte do projeto Universidade Solidária e está sendo realizada novamente no segundo semestre deste ano

Por Aline Seabra (HEMOPA)
03/09/2024 14h24

Foto: Rafael Dias (Ascom/Hemopa)

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizou uma campanha de doação de sangue nesta terça-feira (03), no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado no bairro do Telégrafo, em Belém. A ação contou com a estrutura fornecida pelo Hemopa, incluindo uma unidade móvel, um trailer e uma sala especialmente montada para a coleta. A iniciativa deve beneficiar 320 pessoas em todo o estado do Pará, com a coleta de 80 bolsas de sangue.

A campanha, chamada Trote Solidário, faz parte do projeto Universidade Solidária e está sendoNazaré SaldanhaNazaré SaldanhaFoto: Rafael Dias (Ascom/Hemopa) realizada novamente no segundo semestre deste ano, como destaca Nazaré Saldanha, assistente social da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa. “O grupo jovem possui grande potencial para iniciar o processo de doação de sangue, e essa repetição da campanha visa justamente fidelizar esses novos doadores. Além disso, diversas parcerias, especialmente com os cursos de saúde da Uepa, são realizadas para integrar a temática da doação de sangue ao cotidiano da comunidade acadêmica”, explicou Nazaré.

Anderson Maia Anderson Maia Foto: Rafael Dias (Ascom/Hemopa) O diretor do CCSE da Uepa, Anderson Maia, ressaltou a importância da campanha, afirmando o valor do incentivo à doação de sangue. “O incentivo é, sem sombra de dúvida, uma forma de contribuir com a nossa sociedade. A universidade tem esse papel fundamental de integração, de aproximação com a sociedade. Eu costumo dizer que a instituição só existe devido à sociedade, então a importância de poder, por meio da nossa universidade, dos nossos alunos, técnicos e professores, estimular algo tão relevante quanto a doação de sangue é imensurável”, afirmou o gestor.

A acadêmica de Letras na Uepa, Kimberly Calandrini, doou sangue pela primeira vez eKimberly CalandriniKimberly CalandriniFoto: Rafael Dias (Ascom/Hemopa) compartilhou sua motivação. “O fato de que muitas pessoas precisam me incentivou a doar. Como futuros professores, precisamos ter a consciência de que alguém pode precisar mais do que nós. A equipe foi super receptiva; me garantiram que não ia doer e que eu só precisava evitar esforço físico com o braço, mas foi ótimo. Além disso, saber que vou descobrir meu tipo sanguíneo foi algo que me deixou um pouco feliz", disse a universitária.

Serviço - Para mais informações, entre em contato pelo telefone 0800 280 8118. Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira: 8h às 18h; Sábado: 8h às 17h.