Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RODA DE CONVERSA

Projeto de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres chega ao município de Capanema 

A ação é realizada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) e visa zerar os casos de feminicídio no estado do Pará

Por Milene Amaral (SEMU)
30/08/2024 20h51

Seguindo a diretriz do Ministério das Mulheres, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), tem realizado ações educativas e de prevenção direcionadas ao enfrentamento à violência de gênero. Na manhã desta sexta-feira, 30, mais de 80 operários da construção civil, que trabalham na construção da Usina da Paz do município de Capanema, nordeste paraense, participaram de uma roda de conversa sobre a importância de se colocar em prática a masculinidade positiva. 

Por meio de uma roda de conversa, os homens falaram sobre o desafio de se transformar, além de colocar em prática a autoavaliação para que, a partir dessa reflexão, sejam realizadas mudanças de comportamento em prol de uma sociedade mais segura e justa. Entre os participantes, o operário da construção civil, José Maria, avaliou a ação como muito positiva. "A decisão de fazer essa palestra foi maravilhosa. E aqui nós podemos ver que é um trabalho realizado tendo como base estatísticas importantes. Eu vim de uma mulher, então, todos nós precisamos reconhecer isso e abdicar desse machismo que não traz nada de bom para nossa sociedade."

"Esse momento é muito importante para conscientizar a população masculina sobre a importância da mulher em nossa sociedade. E esse conteúdo vem para abrir a mente desses homens, é outro olhar que eles estão tendo em função de um crescimento pautado na educação machista que nós temos", avaliou a engenheira civil, Cyntia Valente. 

O conteúdo foi ministrado pelo gerente de autonomia econômica da Semu, Jean Barbosa. "A metodologia aplicada pela Secretaria de Estado das Mulheres, foi pensada de forma estratégica para falar sobre a masculinidade, para que a gente possa zerar os casos de feminicídio no estado do Pará. Então, é com essa roda de conversa, trazendo assuntos do cotidiano dos homens, dando ênfase nesse machismo estrutural, que a gente realiza esse bate-papo." 

Ação simultânea - De forma simultânea, também aconteceu uma roda de conversa realizada pela Semu, no Aeroporto Internacional de Belém. Para Vanessa Lopes, representante da empresa NOA Airpots, responsável pela administração do espaço, essas ações são fundamentais para que se consiga alcançar a transformação social. "Essa palestra veio para agregar em nossa equipe. Quero agradecer o apoio e parceria da Secretaria de Estado das Mulheres, que nos possibilitou esse debate tão importante, aqui, dentro da nossa empresa, trazendo contribuições fundamentais no enfrentamento à violência contra a mulher."

Projeto - O projeto 'Eles com Elas pelo Fim da Violência de Gênero', visa trabalhar a educação como forma de prevenção ao crime de feminicídio, crime de ódio que mata a mulher, fazendo dos homens, agentes multiplicadores dos direitos das meninas e mulheres paraenses tendo como base o compartilhamento da masculinidade positiva. 

O projeto foi lançado no dia 5 de agosto e faz parte da programação articulada pela Semu, em alusão a campanha 'Agosto Lilás' que, este ano, traz como tema 'Pela Vida Delas - Feminicídio Zero'.