Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE DO SERVIDOR

Saúde do homem é destaque em evento na Fapespa

Programação em parceria com a Sespa reuniu servidores e promoveu conscientização da temática

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
30/08/2024 20h29

"Cuidados especiais da saúde do homem" foi a temática do evento promovido pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), realizado na última sexta-feira, 30, em parceria com a Secretaria de Estado da saúde do Pará (Sespa). A programação contou com a presença do coordenador do Programa Saúde do Homem da Sespa, Diego Leite Contrim e dos diretores da Fapespa.

A iniciativa faz parte do Programa Servidor Saudável, que trata sobre a saúde e o bem-estar dos servidores, compromisso da Fapespa com a qualidade de vida de seus colaboradores, além de promover um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso.

"O evento de hoje faz parte de uma agenda mensal, baseada em seis eixos e dentro desses eixos nós temos aqui a qualidade de vida do servidor público. Então, já iniciamos no aniversário da instituição, teremos agora o outubro rosa, em seguida o novembro azul e finalizaremos o ano com o Natal solidário", explica o servidor público responsável pelo evento, Fernando Souza.

Durante a ação, os servidores tiveram direito a atendimentos médicos. Assim, na oportunidade, os participantes também tiveram a conveniência de agendar consultas médicas e exames específicos para a saúde do homem. Alguns exames foram realizados durante a programação e outros foram agendados para serem realizados em laboratórios.

"Trabalhar esse tema é muito importante porque serve como uma prevenção e conscientiza os servidores de que quanto mais cedo descobrirmos alguma doença maior é a chance de recuperação. Então esse evento serve justamente para esclarecer dúvidas sobre esse tema e sobre os procedimentos que precisamos fazer, porque realmente, o homem não é tão cuidadoso quanto as mulheres", avaliou um dos participantes, o servidor público Michael Alves.

O evento também contou a participação do diretor de planejamento orçamentário da Fapespa, Osvaldo Carvalho, que buscou conscientizar outros homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, por meio de um relato pessoal com a doença.

"O exame de próstata é um tabu para os homens, que acham que isso pode afetar a vida e a masculinidade deles, mas tudo isso é mito. Eu me sinto beneficiado porque Deus me deu oportunidade de passar pelo câncer, que foi uma experiência que mudou drasticamente a minha vida e como eu vejo as coisas.  Eu vi que poderia acontecer comigo e hoje procuro sensibilizar meus colegas para não terem medo. Geralmente, quando você identifica a doença cedo tem mais de 90% de chance de cura, como foi o meu caso. Então a taxa de letalidade da doença é maior pela falta de diagnóstico e tratamento precoce.  Por essa razão eu busco conscientizar outros homens, para não serem prejudicados mais tarde", relatou o palestrante.

"A gente avalia esse evento de fundamental importância devido ao servidor, muitas vezes, ser negligente com a sua saúde devido à carga de trabalho intensa ou por outros compromissos que acabam criando barreiras para que ele possa ter a atenção com a sua saúde. Então esse é o momento em que o servidor pode estar atuando e recebendo essa gama de informações importantes para a saúde", comenta o coordenador do Programa Saúde do Homem da SESPA, Diego Contrim.