Regional do Marajó promove educação em saúde na prevenção de doenças renais
A programação contou com aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, orientações sobre alimentação saudável, distribuição de panfletos informativos sobre diabetes, hipertensão arterial sistêmica e doença renal crônica
A administração do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, no sudoeste do Marajó, realizou na última quinta-feira, 29, o “Dia D da Diálise”, uma ação educativa em saúde para conscientizar a população sobre a prevenção de doenças renais.
A programação foi realizada na calçada em frente à unidade hospitalar e incluiu uma série de atividades, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, orientações sobre alimentação saudável, além da distribuição de panfletos informativos sobre doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial sistêmica (HAS) e doença renal crônica (DRC).
A responsável técnica pelo Setor de Hemodiálise do HRPM, a enfermeira, Joseane Corrêa, explica que a hemodiálise é um tratamento vital para aqueles cujos rins não conseguem mais realizar suas funções adequadamente, como filtrar resíduos e excesso de líquidos do sangue. "No nosso 'Dia D da Diálise', profissionais de saúde, pacientes e comunidade puderam se reunir para destacar a importância de manter hábitos saudáveis, fazer exames regulares e, para aqueles que já são dependentes da diálise, enfatizar a importância de seguir as orientações médicas para melhorar a qualidade de vida", informou.
Elisângela do Socorro Pereira.Aprovação – Para Elisângela do Socorro Pereira, de 45 anos, que é usuária renal transplantada e recebe atendimento no Setor de Hemodiálise do HRPM, a programação é muito necessária. "Foi muito importante, estou encantada com a iniciativa, pois traz informação que é fundamental e muito necessária para a nossa população que as vezes desconhece certos assuntos de saúde. Durante a ação, aprendi que precisamos reforçar os nossos cuidados com os rins, porque a rotina acaba nos deixando negligentes e a abordagem tem sido perfeita. Parabéns!", elogiou.
Elisângela acrescenta ainda que o momento de educação em saúde a fez recordar do que ela passou como transplantada e dos cuidados que são necessários para a manutenção de sua saúde. "O momento reforça os cuidados com a hidratação, alimentação saudável, prática regular de exercício físico, além de trazer informações novas e importantes sobre a saúde dos rins", finalizou a dona de casa.
Joelson Souza Pandora.Outro usuário satisfeito com a programação é Joelson Souza Pandora, de 26 anos, que enfatiza a importância do assunto para a prevenção de doenças e agravos para a saúde. “Com a ação pude notar a importância de monitorar a nossa saúde, ter os exames em dia, tirar um tempo para se cuidar. Achei a equipe ótima, fui muito bem recebido por todos, além disso a ação foi bem-organizada, fiquei bastante satisfeito”, pontuou o autônomo.
Dados – De janeiro a julho de 2024, o Hospital Regional do Marajó proporcionou 3.418 sessões de hemodiálise aos seus usuários.
Para as sessões é mobilizada uma equipe multiprofissional, com nefrologistas, cirurgião vascular, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos, proporcionando um atendimento abrangente e humanizado. A infraestrutura do Serviço de Hemodiálise, aliada ao compromisso da administração da unidade em oferecer um atendimento seguro e de qualidade, reflete a dedicação do HRPM a todos os pacientes renais.
O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPM fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves/PA. Mais informações pelos telefones: (91) 3783-2140 / 3783-2127.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM