Centro de Convenções de Castanhal, já com a conclusão de 30% das obras, vai impulsionar setor de eventos
O espaço terá capacidade para abrigar iniciativas em vários setores, principalmente cultura, ciência, tecnologia e negócios, gerando renda e valorizando os profissionais da região
Com 30% das obras já executados, avança a construção do novo Centro de Convenções de Castanhal (CCC), que terá capacidade para sediar shows musicais, feiras, palestras e congressos no município da Região Metropolitana, a 75 quilômetros de Belém. Tendo à frente a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o cronograma prossegue com a finalização da etapa de fundação e estrutura metálica. O investimento é de aproximadamente R$ 40 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.
“A obra será mais uma grande opção para fortalecer não só a cultura, ciência e tecnologia do município, mas a economia e o turismo de toda a Região de Integração Guamá. Além disso, também estamos gerando emprego e renda com a contratação de mão de obra local, garantindo mais oportunidades de trabalho para a população”, ressalta Ruy Cabral, titular da Seop.
Atriz e produtora cultural de Castanhal, Deane Rafaele Monteiro, que produz conteúdo sobre o segmento no perfil do Instagram Vitrine das Artes (https://www.instagram.com/vitrinedasartes?igsh=ZGtjMjl6bnJpcnhv), divulgando o trabalho de artistas paraenses, destaca a importância da iniciativa do governo do Estado.
“Vejo o Centro de Convenções como um importante instrumento de desenvolvimento e oportunidades para a população castanhalense. Tenho me reunido com alguns colegas da cultura, e a grande maioria almeja que este Centro esteja de portas abertas para a nossa classe. Queremos um teatro dentro do espaço, para que todos, artistas, empresários e população, tenham acesso ao que lhes é de direito”, diz Deane Monteiro.
A expectativa do professor José Victor Neto, do Instituto Federal do Pará (IFPA), que também é membro da Academia Castanhalense de Letras, é que o novo espaço acolha as futuras feiras do livro de Castanhal. “Sei da importância de uma obra como essa, sobretudo para a realização de eventos literários e uma possível realização da Feira do Livro de Castanhal, que já está caminhando para a quarta edição. Um espaço como esse poderá sediar eventos diversos, promovendo, além de cultura e negócios, a difusão de conhecimento científico”, ressalta.
Estrutura - O Centro terá área construída superior a 14 mil metros quadrados (m²) para atender o público local e visitantes de outros municípios e de fora do Pará. O local contará com dois auditórios, um com 900 lugares e outro com capacidade para 150 pessoas, além de oito salas multiuso, praça de alimentação, jardins suspensos e teatro com 380 lugares, decks e banheiros públicos com a acessibilidade necessária.
Dentro do conceito de sustentabilidade, na cobertura serão instalados módulos fotovoltaicos, formando um condomínio de energia solar, enquanto a água das chuvas será captada e armazenada numa cisterna para uso nas descargas sanitárias. A estrutura será moderna e segura, oferecendo três acessos e estacionamento com 250 vagas.
Intercâmbio - José Alcimar dos Santos, professor na área de Tecnologia da Informação do IFPA Castanhal, acredita que o Centro impulsionará a visibilidade e o prestígio do município como um polo de conhecimento e inovação, fomentando a economia local por meio do turismo científico e das oportunidades de networking.
“A infraestrutura moderna e bem equipada do Centro pode acomodar grandes eventos e fornecer os recursos técnicos necessários para a realização de conferências, seminários e workshops de alta qualidade. Além disso, a disponibilidade de um espaço dedicado para eventos científicos pode atrair pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diferentes áreas, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a colaboração entre instituições”, destaca o professor.