Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTES E INCLUSÃO

Como atividade terapêutica, CIIR realiza ‘Paralimpíadas’ aos usuários PcDs

Os esportes adaptados integram o plano de reabilitação das PcDs assistidas pelo SUS com a oferta de Polo Aquático, Natação, Canoagem, Vôlei, Judô, Bocha e Basquete

Por Pallmer Barros (CIIR)
29/08/2024 16h47

Aproveitando o momento das Paralimpíadas de Paris 2024, que celebram nesta edição o esporte, arte, liberdade e inclusão, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (IIR), sendo referência na Assistência às Pessoas com Deficiência (PcD) na região norte do Brasil, iniciou nesta quinta-feira (29), em Belém, as “Paralimpíadas do CIIR”, como atividade lúdica ao acompanhamento. 

Conduzido pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), os esportes adaptados integram o plano de reabilitação das PcDs assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a oferta de Polo Aquático, Natação, Canoagem, Vôlei, Judô, Bocha e Basquete, que são realizados durante os atendimentos. 

Vôlei esteve entre as atividades propostas.

“De forma lúdica, realizamos as Paralimpíadas mais para fomentar o esporte na vida dos reabilitandos. Para que eles entendam que a sua limitação não os impede de praticar o esporte e que desenvolvam atividades de forma mais prazerosa, e mostrando que todos são capazes de realizar qualquer atividade. Diariamente, o CIIR mantém os esportes adaptados como ferramenta terapêutica. As atividades potencializam o desenvolvimento clínico da PcD na reabilitação almejando conquistar autonomia para o dia a dia. Isso é inclusão”, pontua João Rodrigues, profissional de educação física e condutor das atividades. 

Reginaldo Nascimento, de 64 anos, participou nesta quinta-feira (29) da Natação e do Vôlei. Praticante da Canoagem adaptada ofertada pelo CIIR durante o seu acompanhamento há quatro anos, o reabilitando destaca que o esporte melhorou a sua qualidade de vida que reflete em seu quadro clínico. 

Bocha oportunizou socialização entre os participantes

“Hoje consigo fazer minhas atividades de maneira tranquila, porque eu tenho equilíbrio corporal, força nos membros, e com isso, tenho qualidade de vida. E ter essa atividade lúdica das Paralimpíadas no CIIR, serve como incentivo, porque assistindo às competições oficiais pela televisão, fico com vontade de praticar; de competir. É muito importante para a nossa vida sermos incluídos”, analisa o reabilitando, que amputou o pé direito em decorrência do agravo da Diabetes.  

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Arremeço de peso iniciou o dia de atividades

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.