Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Sespa participa de ação em alusão ao Dia de Combate ao Escalpelamento

As atividades estão concentradas nos municípios com maior incidência de casos de escalpelamento no Estado

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
29/08/2024 16h06

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Comissão Estadual de Enfrentamento aos Acidentes de Motor com Escalpelamento, está participando de uma série de ações estratégicas em vários municípios do Pará em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Escalpelamento, celebrado em 28 de agosto.

As atividades, que estão ocorrendo entre 19 de agosto e 5 de setembro, estão concentradas nos municípios com maior incidência de casos de escalpelamento no Estado: Melgaço, Portel, Breves, Curralinho e Oeiras do Pará. 

A coordenadora estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais, Tatiany Peralta, destaca a importância dessas ações: “a Comissão Estadual de Enfrentamento aos Acidentes de Motor com Escalpelamento, coordenada pela Sespa, orienta sobre alguns cuidados essenciais que devem ser tomados para que os acidentes não acorram”, afirma Tatiany. Ela reforça que esse tipo de agravo é muito recorrente no Pará, cujas características geográficas contribuem para que a população utilize as embarcações como meio de transporte principal, sobretudo às proximidades de festas religiosas e períodos de férias escolares.

Em locais de grande circulação, como portos, feiras e áreas públicas, estão sendo realizadas ações de prevenção com a distribuição de materiais informativos, cartazes e folders, além de orientações diretas à população. 

Prevenção e conscientização - As palestras dentro de navios e a distribuição de material informativo reforçam a importância da prevenção e da conscientização sobre os riscos do escalpelamento. “Mulheres e crianças são as maiores vítimas e geralmente ficam com graves sequelas físicas e psicológicas”, alerta Tatiany Peralta. 

Grande parte das vítimas é oriunda de 42 municípios localizados entre o Arquipélago do Marajó e o oeste paraense, áreas onde as embarcações são o principal meio de transporte.

Dia Nacional de Combate ao Escalpelamento - no dia 28 de agosto, em Breves, município com uma das maiores incidências de casos de escalpelamento na região do Marajó, foi realizado um seminário na Escola Justino Costa, que contou com a participação da Sespa e outros órgãos envolvidos, reforçando o compromisso do Estado no combate a esse tipo de acidente.

Texto: Jamille Leão – Ascom Sespa