Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO DO BID

Êxito da plataforma Foco Pedagógico é apresentado em Brasília

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/10/2017 00h00

A plataforma digital “Foco Pedagógico”, lançada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em junho deste ano, com o objetivo de aprimorar o processo de devolução dos resultados do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) às escolas, foi apresentada na quarta-feira (25), como exemplo de êxito de ação pedagógica relevante para a melhoria da qualidade da educação pública.

O lançamento ocorreu no workshop “BID Open Innovation – Educação, Proteção Social e Saúde”, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização Não Governamental (ONG) Artemisia, em Brasília (DF), destinado a incentivar a contratação de startups (empresas embrionárias), inovadoras e com impacto social, pelos clientes públicos e privados do BID.

Desde 2013, a Seduc realiza o seu próprio sistema de avaliação de larga escala, o SisPAE, que analisa o domínio de Língua Portuguesa e Matemática entre os alunos de escolas públicas estaduais e municipais do Pará, por meio de uma prova. Os resultados dessa prova geram  indicadores e fornecem conteúdos convertidos em recursos para a plataforma “Foco Pedagógico”, com o objetivo de auxiliar gestores e professores quanto ao uso dos resultados da avaliação dos alunos e subsidiar a elaboração do planejamento escolar. Em junho deste ano, a ferramenta foi disponibilizada no endereço eletrônico www.focopedagogico.pa.gov.br.

Expansão do acesso – Com a plataforma – considerada um avanço do primeiro momento da aplicação da Prova SisPAE em 2013 -, os resultados agora são compreendidos pelos professores, gestores ou técnicos, que  dispõem do diagnóstico de suas turmas com um grande nível de detalhamento. Esse conteúdo é reunido em um só ambiente da internet, denominado Foco Pedagógico, que auxilia na tomada de decisão e de definição de estratégias para enfrentar as causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Além do acesso online à plataforma, a Seduc também prossegue investindo na sistematização do uso dos resultados da avaliação, com a formação continuada dos professores. As formações são articuladas entre as coordenações do SisPAE e do Centro de Formação de Profissionais de Educação do Estado do Pará (Cefor).

Essas formações têm sido fortemente apoiadas pelo Instituo Unibanco e pela Tuneduc, startup responsável pelo desenvolvimento da plataforma. O Pará foi o segundo Estado no País a usar desse tipo de ferramenta. A maior parte das escolas de Belém já está conectada à plataforma, mas a meta é expandir esse acesso para as demais regiões do Estado.

Qualidade - A apresentação do Foco Pedagógico foi apresentado em Brasília a convite do BID, que financia as iniciativas da Seduc para melhorar a qualidade da educação e expandir a cobertura da Educação Básica no Estado. Durante a apresentação, a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, disse que a implantação da plataforma “Foco Pedagógico” faz parte do esforço do governo do Estado para elevar a qualidade do ensino público paraense e fazer os com que alunos aprendam.

“Essa exposição nacional da plataforma é o reconhecimento do BID, e isso  sinaliza que estamos no caminho certo rumo ao alcance das metas do Pacto pela Educação. Entendemos que isso é também um incentivo para que a Seduc continue avançando na modernização da gestão e dos meios de ensino”, disse Ana Claudia Hage. (Colaboração de Elck Oliveira).