Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Estado garante maior mobilidade em Santana do Araguaia com ponte de concreto

Estrutura de 65 metros sobre rio Campo Alegre dá maior segurança para o ir e vir da população

Por Ingo Müller (SECOM)
28/08/2024 16h20

"Nossa vida melhorou bastante. A ponte trouxe conforto para os moradores da Gleba". A fala é de Taniele Moreira, moradora e filha de produtores rurais da Gleba Caibi. A região ganhou a ponte de concreto pré-moldado construída pelo governo do Pará, e entregue à população há pouco mais de um mês.

A ponte de 65 metros de extensão por  5,10 de largura facilita a passagem de pessoas e o transporte de mercadorias sobre o rio Campo Alegre.A moradora Taniele Moreira recorda da  situação precária vivida antes da ponte. 

"No inverno, a água passava por cima, então era uma dificuldade grande para nós, que morávamos aqui. Com essa ponte a mobilidade se tornou mais fácil para a cidade”, destaca a jovem Taniele.

A ponte sobre o rio Campo Alegre foi construída através de um convênio entre o governo do Estado e a prefeitura do município. Um investimento de R$ 2.101.775,15,  do tesouro estadual para conectar áreas isoladas da zona rural do município. Além de trazer segurança e comodidade a ponte permite a chegada de serviços de segurança e saúde do estado a áreas que antes tinham difícil acesso, proporcionando maior presença do poder público na região.

“A entrega da ponte de concreto em Santana do Araguaia representa um marco importante para a infraestrutura da região. Essa obra não só facilita o transporte de mercadorias, reduzindo os custos logísticos e impulsionando o comércio local, mas também melhora a qualidade de vida  da população ao promover a integração e o acesso a serviços essenciais. Estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável de Santana do Araguaia, garantindo que todos, desde os grandes produtores até os agricultores familiares, possam se beneficiar dessas melhorias”, afirma Adler Silveira, secretário de infraestrutura e logística.

“Essas estruturas de concreto são duráveis e seguras, oferecendo uma travessia mais confortável, especialmente em comparação com as pontes temporárias ou de madeira, que se deterioram rapidamente”, avalia Taniele Moreira.

Para ela, “a melhoria na infraestrutura tende a valorizar as propriedades próximas, beneficiando os moradores locais. A longo prazo essa ponte pode ser um catalisador para o desenvolvimento sustentável da região, melhorando a qualidade de vida e incentivando o crescimento econômico”, conclui Taniele.