Conselho Nacional de Segurança Pública passa a ser integrado por representante do Pará
A definição ocorreu por unanimidade na 91ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, em Maceió, Alagoas
O Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (CNSP), coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, passa a ser integrado pelo Pará, tendo como representante o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. A definição ocorreu por unanimidade na 91ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que iniciou na manhã de terça-feira (27), no Centro de Convenções do Maceió Mar Hotel, em Alagoas. O encontro de secretários finaliza nesta quarta-feira (28).
O CNSP é um órgão colegiado permanente e de acompanhamento social das atividades de segurança pública nos Estados, com o objetivo de formular e propor diretrizes para as políticas públicas voltadas às ações de segurança pública, prevenção e repressão à violência e à criminalidade, com destaque às situações de emergência e aos crimes interestaduais e transnacionais.
O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, destaca a satisfação em assumir esse papel, representando tanto o Consesp quanto o Estado do Pará, junto ao Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança e todos os órgãos ligados ao conselho.
“Atualmente o Consesp tem duas cadeiras sendo ocupadas no Conselho Nacional de Segurança Pública, então além do presidente do nosso colegiado, Sandro Avelar, secretário do DF, também passo a integrar o CNSP e contribuir para o fortalecimento das políticas de segurança pública partindo da esfera federal para a estadual e vamos poder auxiliar nas tratativas pertinentes à segurança de maneira geral para que todos avancem, cada vez mais, sob a coordenação do Ministro da Justiça”, afirmou Ualame Machado.
91ª Reunião Consesp - A 91ª edição da reunião do Consesp reúne os secretários de Segurança Pública das 27 unidades da federação, com o principal objetivo de debater e alinhar políticas públicas, estratégias e trocar experiências relacionadas a ações em combate à criminalidade, especialmente a organizações criminosas, que estão sendo desenvolvidas em todas as regiões do País.
Entre os temas discutidos nesta edição do encontro, foram alinhadas temáticas como a atuação da Câmara Técnica de Inteligência; análise dos indicadores de criminalidade; proposta de emenda constitucional para segurança pública; a regulamentação de cassinos e jogos de azar; prevenção e combate à violência contra produtores rurais; além da captação de recursos para o Fundo Nacional de Segurança Pública.
“Nós continuamos percorrendo o Brasil para dar andamento aos alinhamentos das ações de segurança, e desta vez em Alagoas, compartilhando as boas práticas de cada estado e trazendo as experiências que podem contribuir com outros estados, para que possamos, cada vez mais, integrar nossas ações em favorecimento dos cidadãos e da tranquilidade de todos", concluiu Ualame.