Sedeme promove curso de Organização Profissional de Ambientes na UsiPaz Guamá
Iniciativa visa capacitar participantes para o mercado de trabalho, estimular a autonomia financeira, fomentar o empreendedorismo e promover a geração de emprego e renda
Nesta terça-feira (27), dezessete mulheres do entorno da Usina da Paz do Guamá concluíram a oficina de Organização Profissional de Ambientes: Quarto e Copa. O curso foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), no âmbito do Territórios pela Paz, do Governo do Pará.
A iniciativa visa capacitar participantes para o mercado de trabalho, estimular a autonomia financeira, fomentar o empreendedorismo e promover a geração de emprego e renda.
Com duração de 4 horas/aula, a formação foi conduzida pela personal organizer Thaís Sá. Durante o curso, ela apresentou técnicas práticas e eficientes para a otimização de espaços, com foco na organização de quartos e copas em estabelecimentos que recebem hóspedes. Ao final, os participantes receberam certificados.
O conteúdo programático incluiu conceitos fundamentais de organização, destacando a importância de definir objetivos claros e elaborar um planejamento detalhado das atividades diárias, além de fornecer dicas para otimização de espaços e armazenamento de objetos. A professora enfatizou a importância da organização para a melhoria da qualidade de vida. “Um ambiente organizado, em todos os seus aspectos, proporciona otimização do tempo e evita o estresse", destacou.
Na aula prática, as participantes aprenderam técnicas de dobradura de lençóis e toalhas, além do posicionamento correto de travesseiros, taças, talheres, guardanapos e outros itens.
O secretário da Sedeme, Paulo Bengtson, reforçou que a pasta promove uma série de capacitações alinhadas às demandas de mercado, oportunizando o desenvolvimento econômico e social no âmbito do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). “Essas capacitações proporcionam geração de renda a partir do conhecimento disseminado nas turmas, contribuindo para a redução dos índices de vulnerabilidade e exclusão social”, enfatizou.
Ronilda dos Santos da Silva, de 34 anos, aluna do 3º semestre do curso de Turismo da UFPA,Ronilda da Silva explicou que, antes de iniciar o curso de Turismo, realizou várias pesquisas na área para entender as oportunidades no mercado de trabalho e percebeu as amplas possibilidades disponíveis. Após participar de algumas visitas técnicas em redes hoteleiras, ela se interessou muito pelo setor. "Quando soube que a instituição estava oferecendo essa capacitação, inscrevi-me imediatamente, pois vejo isso como uma oportunidade de enriquecer meus conhecimentos," disse.
Maria EunicePara Maria Eunice, a oficina foi uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na área de arrumação hoteleira, especialmente considerando sua experiência anterior em um hotel. “Atualmente, trabalho como diarista, tenho uma agenda de clientes fixos e estou buscando uma vaga para a COP 30. Para isso, preciso estar atualizada, e a capacitação vai me preparar e abrir portas para essa oportunidade”, acrescentou.