Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

PCPA promove palestra de prevenção contra crimes virtuais e violência doméstica para os moradores de Marituba

A ação é alusiva aos 45 anos da Acadepol, que realiza diversas ações de cidadania ao longo da semana na Região Metropolitana

Por Talison Lima (PC)
27/08/2024 14h43

Em continuidade com as ações de cidadania, em alusão aos 45 anos da Academia de Polícia Civil do Pará (Acadepol), a Polícia Civil realizou, nesta terça-feira (27), um ciclo de palestras sobre a prevenção contra crimes cibernéticos, enfrentamento à violência doméstica e primeiros socorros em acidentes do lar. O evento foi realizado no auditório da Usina da Paz de Marituba.

Policiais Civis da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC) abordaram o tema “Cibersegurança”, falando da prevenção, incitação e apologia ao crime, compartilhamento de conteúdo pornográfico infanto-juvenil e outras práticas violentas, envolvendo menores de idade em comunidades virtuais. Além disso, os crimes de fraudes eletrônicas e estelionatos praticados na internet também foram apresentados para a comunidade.

"Em um mundo cada vez mais conectado, a cibersegurança tornou-se uma prioridade vital para a proteção de nossa sociedade. As palestras ministradas pela Polícia Civil são um passo essencial na conscientização e na prevenção de crimes digitais. Ao educar os moradores de Marituba quanto às ameaças virtuais e as melhores práticas de segurança on-line, tais iniciativas não apenas fortalecem a segurança individual, mas também promovem um ambiente digital mais seguro e confiável para todos. A importância desse tema é imensa e seu impacto positivo ressoa na construção de uma comunidade mais informada e protegida", destacou a delegada Vanessa Lee, titular da DECCC.

Equipe da Sala Lilás de Marituba orientado sobre enfrentamento aos crimes contra a mulher

Aprendizado - A dona de casa Maria de Fátima, de 40 anos, moradora do bairro Nova União, agradeceu a oportunidade de aprender sobre segurança na internet.

"Como participante das palestras, aprendi muito sobre segurança na internet e como identificar possíveis vulnerabilidades dentro de casa. Esses conhecimentos são essenciais para proteger minha família e eu no ambiente digital, além de nos ajudar a criar um lar mais seguro. Agradeço a Polícia Civil por compartilhar essas informações tão valiosas, que agora me permitem agir com mais segurança e confiança em relação às ameaças online e às precauções que devemos adotar em casa”, contou.

Equipes da Divisão de Combate a Crimes Contra Grupos Vulneráveis Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCV) e Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados por Meios Cibernéticos (DCCEP), integraram a primeira roda de conversa.

Em seguida, a equipe da Sala Lilás de Marituba, vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), trouxe um importante debate sobre enfrentamento da violência doméstica e importância da Lei Maria da Penha.

Parceira - Para Suzani Monteiro, coordenadora administrativa da Usina da Paz de Marituba, a parceria entre Polícia Civil e Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) é sempre bem-vinda, ainda mais com temas importantes e relevantes para a garantia da segurança de todos.

“Durante o encontro, não apenas foi esclarecido os direitos e recursos disponíveis na Lei Maria da Penha, mas também os tipos de violências e formas de identificar os crimes. Este tipo de educação é essencial para a construção de uma sociedade mais segura para todos”, destacou Suzani.

Já no  Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), ao longo  do dia, servidores municipais da Secretaria da Mulher, Guarda Municipal e integrantes da rede proteção participam de uma qualificação que trata dos meios de proteção no atendimento à mulher e aos grupos vulneráveis.

A programação alusiva segue até a próxima sexta-feira (30), com diversas atividades desportivas e ações de cidadania para a comunidade do entorno de Marituba.