Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO

Santarém sediará 3º Fórum Perinatal sobre Redução da Mortalidade Materna e Infantil

O objetivo é discutir Políticas Públicas para reduzir o adoecimento e óbito de gestantes e crianças nas regiões do Baixo Amazonas e Tapajós

Por Roberta Vilanova (SESPA)
27/08/2024 14h34

O município de Santarém vai sediar, nesta quarta-feira (28), no Centro Regional de Governo, o 3º Fórum Perinatal, com o tema “Redução da Mortalidade Materna e Infantil: um chamado à sensibilização em prol da saúde da mulher e da criança”. A realização é do Comitê Regional de Prevenção e Vigilância da Mortalidade e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do 9º Centro Regional de Saúde.

O objetivo é discutir Políticas Públicas de Saúde relacionadas à Rede Materna, Infantil e Fetal para a redução da morbimortalidade de gestantes e crianças das Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. 

O evento tem como destinatários representantes do Comitê Regional de Prevenção e Vigilância da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, ou seja, profissionais da Sespa, coordenadores de Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância dos 20 municípios das Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós, além de convidados de Instituições de Ensino de Santarém, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdeca) e de hospitais de Santarém. 

Segundo a diretora técnica do 9º CRS e referência técnica regional da Atenção Primária à Saúde, Irlana de Souza, que é integrante do Comitê Regional, a Sespa pretende, com esse evento, fortalecer o compromisso firmado pelo Pacto de Redução da Mortalidade Materna assinado pelos gestores em 2019 e renovado em 2021. “Os cenários das Regiões do Baixo Amazonas e do Tapajós ainda são preocupantes. Então, esperamos reorganizar a Rede Materna e Infantil, qualificando o processo de trabalho/assistência da Atenção Primária e setor hospitalar”, informou.

Mortalidade infantil - De acordo com dados do Sistema de Mortalidade (SIM) e Sistema de Nascidos Vivos (Sinasc), a taxa de mortalidade infantil na região do Baixo Amazonas em 2023 estava em 16,85 por 1.000 nascidos vivos e na região do Tapajós, 20,69 por 1.000 nascidos vivos.

“Razões da Mortalidade Infantil e como Mitigar este cenário” é o tema da palestra que será proferida pelo médico Helio Franco, técnico da Coordenação Estadual de Saúde da Criança.

Segundo ele, a mortalidade infantil é um importante indicador das condições de vida de uma população. “Quanto maior, pior a ambiência social”, observou.

Conforme Helio Franco, o combate à mortalidade infantil não pode ser algo só da responsabilidade do setor saúde. “Há que haver participação efetiva de outras políticas públicas. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, diz que nenhum país chegará a um dígito (menos dez) de índice de mortalidade infantil se não acabar com o analfabetismo, em especial, das mulheres”, explicou.

O médico da Sespa também aponta o problema da insegurança alimentar ou monotonia alimentar como componentes nessa equação. Para Helio Franco, a Assistência Social tem que estar presente durante o pré-natal, não pode ficar só com a saúde. “Isso porque é necessário acompanhar as famílias mais vulneráveis do ponto de vista da assistência. Também há que se trabalhar dentro do Programa de Saúde nas Escolas (PSE) visando a diminuir a gestação precoce. Esta é uma das causas importantes de nascimentos prematuros. E a prematuridade é a mais importante causa básica de mortes infantis”, finalizou.

Programação completa do III Fórum Perinatal:
Data 28.08.2024
8h - Acolhimento e composição da mesa de abertura
8h30 - 8h45 – Panorama Regional da Mortalidade Materna e Infantil – Marcela Tolentino
8h45 - 9h15 – Gravidez na Adolescência – Simone Aguiar
9h15 – 9h45 – Acesso à Assistência Qualificada na Rede Materna – Leonardo Perez
9h45 – 10h – Evitabilidade dos Óbitos Perinatais – Hélio Cabral
10h – 10h15 – Intervalo
10h15 – 10h45 – Garantia e Direito ao Parto Seguro na Região do Baixo Amazonas e Tapajós – Adalgisa Lima
10h45 – 11h15 – Razões da Mortalidade Infantil e como Mitigar este Cenário
11h15 – 13h – Discussões finais e elaboração de propostas

Serviço: o Centro Regional de Governo fica na Travessa Benedito Guimarães, 120, Centro.