Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SANEAMENTO

Obras do Sistema de Abastecimento de água de Alenquer entram em nova fase

Executada pela Cosanpa, obra vai beneficiar cerca de 28 mil moradores

Por Flávia Araújo (COSANPA)
27/08/2024 10h58

O governo do Pará, através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), segue investindo no Sistema de Abastecimento de Água, no município de Alenquer. No mês de agosto, as obras avançaram para as etapas de concretagem das estacas e fundação das áreas dos reservatórios.

De acordo com o projeto, as equipes atuam na estruturação dos reservatórios elevado e apoiado, que terão capacidade de 1.000 e 1.500 metros cúbicos, respectivamente. Ao mesmo tempo, a Companhia também trabalha na aquisição de mais de 3 mil metros de tubulações específicas para a captação de água bruta e distribuição de água tratada.  

“Ultrapassamos a marca de 37% de obras executas e, durante este mês de setembro, receberemos as tubulações adquiridas para instalação das adutoras, além do flutuante da captação de água bruta”, explica o diretor de expansão e tecnologia da Cosanpa, Hélio Brazão.

Com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2025, o sistema de abastecimento de água de Alenquer compreende 5 obras da Cosanpa em execução na região Baixo Amazonas. Todas com aportes financeiros dos governos federal e do Pará, visando o fortalecimento dos serviços de saneamento básico na região.

Além de Alenquer, os sistemas de abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Alter do Chão seguem em construção, assim como a ampliação dos sistemas de água de Oriximiná e Santarém.

"São obras importantes para podermos alavancar nossos índices de qualidade do saneamento básico em Alenquer e demais municípios atendidos pela Cosanpa, não somente pela ampliação da oferta de água, mas também com a instalação de novas redes de coleta e tratamento de esgoto, como prevê o marco legal do saneamento”, acrescenta o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior

Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa