Regional de Marabá capacita profissionais para combater a violência contra a mulher
Unidade hospitalar trabalha em parceria com a rede de proteção e os órgãos de defesa e assistência à mulher na região sudeste paraense
Em apoio ao 'Agosto Lilás', campanha de conscientização e prevenção da violência contra a mulher, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, promoveu, na segunda-feira, 26, palestras educativas aos profissionais de saúde. A iniciativa capacitou e sensibilizou a equipe para identificação e denúncia de sinais de abuso contra mulheres, oferecendo atendimento humanizado e acolhimento das vítimas.
Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital, destacou que a ação visa proporcionar suporte efetivo às vítimas de violência. "Nossos profissionais são treinados para reconhecer sinais de abuso e proporcionar o acolhimento necessário, sempre com empatia e eficiência. Reforçamos nossa responsabilidade social em garantir que as mulheres recebam o apoio e a proteção que merecem," afirmou.
A iniciativa promovida pelo serviço Psicossocial da unidade hospitalar do governo do Pará, forneceu orientações práticas sobre a identificação de sinais de abuso, a oferta de apoio adequado às vítimas e a importância de realizar denúncias aos órgãos competentes. Durante as palestras, foram abordadas estratégias para melhorar a abordagem dos profissionais de saúde ao atender mulheres em situação de vulnerabilidade.
Flavia Fernandes, coordenadora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do hospital, gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), enfatizou a importância de um atendimento cuidadoso e empático.
"O Agosto Lilás lembra que cada mulher que chega ao hospital pode estar enfrentando situação de vulnerabilidade. O treinamento que recebemos é essencial para reforçar nossas ações de enfrentamento a violência. Se identificarmos alguma vítima acionamos imediatamente os órgãos competentes e a rede de proteção", destacou.
O evento reforçou a parceria do hospital com a rede de proteção e órgãos de defesa e assistência à mulher na região, assegurando atendimento integral e humanizado. As ações do agosto lilás na instituição contou com o apoio da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Marabá e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM).
O Hospital Regional de Marabá disponibiliza à comunidade 50 serviços de saúde e especialidades, incluindo oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, anestesiologia, urologia, neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, nefrologia, obstetrícia de alto risco, bucomaxilofacial, cirurgia geral, pediátrica, plástica reparadora, lábio leporino, anomalia crânio facial e vascular.
Além de neurologia, terapia intensiva adulto, neonatal e pediátrica, urgência e emergência, radiologia, infectologia, clínicas médica, cirúrgica e de especialidades, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, hemodinâmica com neuro radiologia, cardiologia intervencionista e endovascular, oncologia clínica, ginecológica, mastologia e hemodiálise.
Perfil: Os serviços no Hospital Regional do Sudeste do Pará são 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica, e 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) - Adulto, Pediátrica e Neonatal.