Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Pará entrega novas obras de asfalto no bairro do Telégrafo, em Belém

Ao todo, oito ruas foram entregues no bairro com asfalto, serviço de terraplanagem, drenagem pluvial, construção de calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização

Por Gustavo Pêna (SEOP)
26/08/2024 21h48

O governador do Pará, Helder Barbalho entregou, na noite desta segunda-feira, 26, oito ruas com pavimentação asfáltica no bairro do Telégrafo, em Belém. Desde o ano de 2019, quando o Estado iniciou o maior programa de asfaltamento da história do Pará, o bairro do Telégrafo já recebeu mais de 7 quilômetros de asfalto.

"Estou muito feliz, porque aqui pude ouvir depoimentos de tantas famílias dizendo o quanto o bairro do Telégrafo melhorou. Aqui são mais de 7 quilômetros de obra de asfalto que fizemos como Governo do Estado, que está cumprindo com o seu papel, com a sua obrigação. Estamos trabalhando, mas não é só pelo Telégrafo, estamos em todos os bairros. Só na semana passada fizemos entrega na Cabanagem, Terra Firme, Marambaia e Icoaraci", lembrou o governador Helder Barbalho.

O chefe do Executivo estadual pontuou que Belém ainda vai receber novas obras nos próximos meses, como a requalificação e ampliação do Complexo Comercial do bairro do Barreiro e a dragagem e limpeza dos Canais do Galo e São Joaquim, serviços que fazem parte do legado da 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro de 2025, na capital paraense.

"Vamos estar aqui perto, iniciando as obras do Canal São Joaquim que, infelizmente, ao longo do tempo, nunca teve atenção do município. E, além disso, vamos estar assinando a Ordem de Serviço para a construção da Feira do Barreiro, tirando aquela feira do meio da rua, que faz a Ponte do Galo ser uma das áreas mais degradadas da nossa capital. Vamos fazer uma feira bonita, que garante ao feirante um local digno e às famílias a possibilidade de consumir um produto com mais qualidade, liberando a rua, reorganizando o bairro, a comunidade, cumprindo com o compromisso com a população", completou o governador Helder Barbalho.

Em obra executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o Governo do Pará entregou hoje, 26, as seguintes: Rua Frederico Scheneipe, Passagem Frederico, Passagem Bom Futuro, Rua Gonçalves Ferreira, Passagem São Pedro, Passagem Náutica, Passagem Rosa Moreira e Rua do Fio.

Luís Cláudio dos Santos Faro - agente de portaria

"Eram ruas só buraco. Com o asfalto que chegou, houve a melhora de vida da população. Enchia tudo, para passar o carro era uma dificuldade, carro do lixo, ambulância, quebrava tudo. Uma entrega importante que ajuda em todos os segmentos, na saúde, na cultura, na educação", enfatizou o agente de portaria Luís Cláudio Faro, que mora há 45 anos no bairro do Telégrafo.

Ana Emília Tavares de Moraes - moradora

Além do asfalto, os serviços garantiram terraplanagem, drenagem pluvial, construção de calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização. "Quando ia para o trabalho tinha que tirar os sapatos e calçar lá na esquina, na parada de ônibus. Era só ponte, mato, colocava as tábuas para poder sair de casa. Hoje está ótimo. As condições melhoraram, para ir trabalhar, ir na feira. Tudo mudou e para melhor", disse Ana Emília Tavares, que mora há 30 anos na Rua Gonçalves Ferreira.

Coordenado pela vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, o Programa "Asfalto Por Todo o Pará" já disponibilizou 234,8 quilômetros de pavimentação asfáltica para Belém, ampliando o acesso por parte da população de serviços básicos, como transporte, saúde e segurança.

“O ‘Asfalto por Todo Pará’ vem trazendo vários benefícios para a população paraense, valorizando o imóvel, melhorando o transporte, a mobilidade, facilitando às pessoas no seu ir e vir. Mas, acima de tudo, dando dignidade. Já entramos em todas as 12 Regiões de Integração e vamos continuar com esse trabalho, agora na quarta etapa dessa importante iniciativa de Estado”, informou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.