Escola Técnica entrega certificados a quase 400 estudantes
A Escola de Ensino Técnico do Pará - Polo Santarém (EETEPA), na região oeste, realizou a solenidade de entrega de diplomas para os primeiros alunos formados pela instituição, inaugurada em junho deste ano. Receberam certificados 389 estudantes, de 10 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). As cerimônias foram realizadas na quinta-feira (26) e nesta sexta (27), no auditório da EETEPA.
No primeiro dia receberam certificados alunos dos cursos de Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Auxiliar Administrativo de Secretaria Escolar, Gestão em Turismo, Assistente de Logística e Operador de Computador. Nesta sexta foi a vez das turmas de Auxiliar de Agropecuária, Agente de Informações Turísticas, Monitor de Uso e Conservação dos Recursos Hídricos, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos e Recepcionista de Eventos.
A Escola Técnica ofertou os cursos FIC, com carga horária média de 100 a 200 horas. De acordo com Higor Okada, gerente de Programas e Projetos de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a instituição superou as expectativas do Estado ao formar, em pouco tempo de funcionamento, as primeiras turmas já capacitadas ao mercado de trabalho.
“A EETEPA de Santarém está cumprindo o seu papel social, que é formar e qualificar profissionais ao mercado de trabalho. Esses cursos são de curta duração e priorizam a prática. Após terminá-los, os alunos já conseguem um espaço no mercado de trabalho”, informou o gerente.
Marco – A formação dos primeiros alunos é um marco para o mais novo estabelecimento educacional público de Santarém. Inaugurada no dia 10 de junho deste ano, a EETEPA começa a escrever “uma bonita história”, segundo o diretor da 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE), professor Jucinaldo Almeida.
“Esses são os primeiros frutos das sementes plantadas ainda no mês de junho, e muitos frutos ainda virão, a partir de novas etapas. A EETEPA passa a ser os olhos da sociedade, já que muitos manifestam o desejo de vir estudar aqui. Nós percebemos que a escola desperta o anseio na busca daqueles que terminaram o ensino médio em buscar conhecimentos e ingressar no mercado do trabalho com o ensino técnico”, ressaltou o professor.
Satisfação – Os primeiros alunos formados pela EETEPA não escondem a satisfação em concluir esta importante etapa em suas vidas. A faixa etária dos formandos varia. Alguns concluíram recentemente o ensino médio e estão, praticamente, iniciando uma jornada em busca de colocação profissional, como a estudante Karliane Lopes, 17 anos. “Essa experiência foi muito boa. Nunca pensei que cursar o ensino técnico fosse tão interessante. É algo que nos dá segurança para buscar nossa inserção no mercado de trabalho”, disse a aluna do curso de Assistente de Logística.
Para outros alunos, a conclusão desta etapa representa a continuidade da vida estudantil. O exemplo é do estudante Affton Riker, 26 anos. “É um primeiro passo para que eu busque um curso técnico e vá atrás de novos horizontes. Eu concluí o ensino médio com 17 anos, mas por dificuldades em minha casa tive que parar de estudar. Por isso que agora, com 26 anos, eu retornei”, explicou o formando do curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental.
Segundo o gerent Higor Okada, além dos cursos de curta duração, novas turmas devem ser formadas em cursos técnicos em andamento – Logística, Informática e Meio Ambiente. Para 2018 está prevista a implantação de cursos nas áreas de Alimentos, Turismo e Segurança.