Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PARAENSE

Seduc realiza formação do programa Alfabetiza Pará para aplicação da avaliação do SisPAE

Formações das equipes de educação e Cadernos Revisionais para professores e estudantes são oferecidos pela ação "Pró-SisPAE Alfabetiza"

Por Amanda Oliveira (SEDUC)
24/08/2024 14h17

O Governo do Pará segue com seu trabalho  investindo na educação por meio de programas  como o Alfabetiza Pará. E, na última sexta-feira, 23, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) realizou uma transmissão ao vivo para apresentar o “Pró-SisPAE Alfabetiza", uma nova iniciativa da “Campanha Bora Alfabetizar” para garantir a alfabetização na idade certa.

Para Júlio Meireles, secretário adjunto da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb) da Seduc, o encontro é um momento importante para a alfabetização do Pará. “É um momento que precisamos somar esforços para que a gente possa, de fato, consolidar a alfabetização do nosso estado. É com muita satisfação que a gente pode dar mais este subsídio a cada uma das redes, e a partir daí, com trabalho, esforço e dedicação de cada rede, seja municipal ou estadual, teremos um resultado bem melhor no final deste exercício”, frisou o secretário.
 
“Não é um programa novo, é mais uma ação dentro do programa Alfabetiza Pará. Uma iniciativa mais direcionada ao SisPAE, mas do 2º ano do ensino fundamental, que é aquele ano que justamente a gente avalia a alfabetização. A gente conta com todos, rede estadual e rede municipal, para que juntos possamos ter um excelente resultado da alfabetização, porque este é o nosso objetivo: alfabetizar na idade certa”, ressaltou Carla Reis, diretora de Educação infantil e Ensino Fundamental I, responsável por coordenar o programa Alfabetiza Pará.

Durante a apresentação da nova ação do Programa, estiveram presentes equipes de educação dos municípios e Diretorias Regionais de Ensino (DRE) da Seduc. Na ocasião, foi sinalizado que as metas estabelecidas com o Governo Federal e com os municípios serão consolidadas por meio do SisPAE direcionado ao 2º ano, avaliação a ser realizada em novembro de 2024.

As equipes que participarão do movimento Pró-SisPAE Alfabetiza são: toda a equipe das DREs do Estado; além das equipes das Secretarias Municipais de Educação; assim como gestores de escolas, constando diretores e coordenadores pedagógicos; também professores de turmas do segundo ano; e como grande público-alvo, os estudantes da rede pública paraense.

Esta nova ação do Alfabetiza Pará foi iniciada ainda durante sua apresentação, com a implementação dos momentos formativos remotos, focados no SisPAE de língua portuguesa e de matemática, sendo uma atividade que compõe a estratégia. Esses encontros visam capacitar a equipe escolar, para aprimorar o aprendizado das crianças e para aplicação nas salas de aula, do Estado e dos municípios, das atividades revisionais de forma mensal.  

O início do ciclo dos encontros formativos contou com apresentação das matrizes de referência para o 2º ano do ensino fundamental, assim como das questões que compõem as avaliações de desempenho, além da orientação sobre acesso e utilização da Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação do Pará. Também foram abordadas ações pedagógicas realizadas por escolas através do programa Alfabetiza Pará e por meio de estratégias municipais. 

No encontro foram apresentados os Cadernos Revisionais Pró-SisPAE Alfabetiza, de língua portuguesa e matemática, um material destinado aos professores e aos estudantes. O caderno do professor obtém orientações para aplicar as atividades em sala de aula, trabalhando as matrizes de referência do Sistema de Avaliação Básica (Saeb), elaboradas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A expectativa é de que a primeira aplicação do caderno revisional seja realizada de 28 a 30 de agosto.  

Alfabetiza Pará - Programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará, que visa garantir alfabetização na idade certa, assegurando que todos os estudantes, sejam os das redes municipais ou estadual, estejam alfabetizados até o 2º ano do ensino fundamental, alicerçando o trabalho de alfabetização nos três eixos do Programa: I - formação de professores alfabetizadores e das equipes de gestão escolar;  II - disponibilização de material adequado, que auxilia o aprendizado de leitura e escrita; III - avaliação.