Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGOSTO LILÁS

Homens da construção civil participam de ação voltada ao enfrentamento à violência de gênero 

A ação foi promovida pela Secretaria de Estado das Mulheres e contou com a participação de mais de 160 homens no município de Bragança

Por Milene Amaral (SEMU)
23/08/2024 21h50

Dando seguimento a programação da campanha 'Pela Vida Delas - Feminicídio Zero', em alusão ao 'Agosto Lilás', a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), realizou nesta sexta-feira, 23, mais uma roda de conversa sobre masculinidade positiva. Desta vez, a ação aconteceu no canteiro de obras da Usina da Paz, que está sendo construída no município de Bragança, nordeste paraense. A ação busca estimular os homens para serem parceiros no enfrentamento à violência de gênero.

A iniciativa é desenvolvida por meio do projeto 'Eles com Elas pelo Fim da Violência de Gênero', idealizado pela Semu. E o que era para ser apenas mais um dia comum de trabalho, tornou-se um importante diálogo e uma oportunidade para desmistificar questões sobre a saúde e o comportamento masculino. Na oportunidade, os homens puderam dialogar entre si e também esclarecer dúvidas. 

A roda de conversa foi conduzida pelo servidor da secretaria, Jean Barbosa, que participou da primeira turma de agentes multiplicadores dos direitos de meninas e mulheres paraenses, promovida pela secretaria no início de agosto. "Eu nunca tinha participado de algo assim, que falasse sobre as consequências do machismo na família e também na sociedade. Tudo o que aprendi aqui, vou colocar em prática quando chegar em casa, com a minha esposa e meu filho. A secretaria está de parabéns por esse trabalho", disse o operário Antônio Maria, um dos participantes da palestra. 

A técnica em planejamento, Karolina Braga, avaliou a iniciativa como muito positiva, já que estimula a reflexão masculina. "Trazer essa campanha para nosso canteiro de obras é muito importante. Estamos em um meio onde a presença masculina é predominante, então, fazer com que eles tenham acesso a essas informações, é muito importante. Afinal, são os homens que cometem esse ato."

Projeto - O projeto 'Eles com Elas pelo Fim da Violência de Gênero', foi lançado pela secretaria em 5 de agosto, e pretende formar homens para serem agentes multiplicadores dos direitos das meninas e mulheres paraenses, tornando-os, também, compartilhadores da masculinidade positiva. E, dessa forma, criar a 'Rede Paraense de Homens pelo fim da Violência contra Mulheres'.