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CULTURA E DIVERSÃO

Belém e COP 30 inspiram alunos da Escola Francisco Berton em coletânea de poemas

Alunos da escola, no bairro do Bengui, autografaram a publicação e recitaram os poemas aos visitantes do estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa)

Por Julie Rocha (IOE)
23/08/2024 11h27

“Belém e a Cop 30”. Esse é o tema da Coletânea de Poemas que alunos da Escola Estadual Padre Francisco Berton, do bairro do Tapanã, em Belém, lançaram, na quinta-feira (22), na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. Além de autografarem a cartilha, os alunos puderam recitar os poemas aos visitantes do estande da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa).

Todos os anos a Ioepa abre as portas para alunos de escolas públicas apresentarem suas produções textuais, por meio do projeto Portal do Conhecimento, coordenado pela diretora do órgão, Sandra Batista. A coletânea é resultado do trabalho com o gênero textual “Poema” que integra o conteúdo programático da disciplina Língua Portuguesa das turmas do Ensino Médio. 

Segundo a professora de Língua Portuguesa, Tânia Monteiro - responsável pelo projeto - o objetivo é incentivar o gosto pela leitura e assegurar o contato dos discentes com uma diversidade de gêneros textuais a fim de contribuir para a formação de cidadãos críticos e leitores proficientes. “O projeto visa também despertar o protagonismo juvenil e a formação de alunos/autores”, reforça a professora. 

A partir da produção textual dos alunos é produzida uma coletânea com uma temática específica. Este ano, com a confirmação da vinda da COP 30 para Belém, o tema escolhido contemplou o assunto. 

“Entendemos  que é importante motivar a comunidade escolar a pensar sobre o tema e incluir a Educação Ambiental nas práticas diárias dos discentes”, explica a diretora da escola, Rosana Ribeiro. 

As professoram explicam que a coletânea tem como foco a cidade de Belém e suas questões ambientais conectadas com o planeta, floresta, a vida, ao respeito de uns com os outros e de tudo mais que ronda a cabeça de jovens do Ensino Médio sobre o assunto. O projeto foi desenvolvido com os alunos das turmas 3001 e 3002, do turno da tarde, com atividades que envolveram pesquisas, debates, leitura, análise linguística, produção textual e questionamentos sobre o tema.

Turmas especiais da Escola Maroja Neto também têm trabalhos na área ambiental

Os alunos de turmas especiais e do Ensino Médio da Escola Estadual Maroja Neto também apresentaram seus trabalhos na área ambiental. Além de poemas, os discentes atendidos pelo Serviço de Atendimento Educacional Especializado fizeram uma performance destacando a vinda da Conferência das Mudanças Climáticas (Cop 30) para Belém, sob a coordenação da professora Marlúcia Carneiro e diretora Ana Miranda.