Robótica é destaque na programação da Arena Multivozes nesta quinta-feira (22)
Alunos da Rede Estadual de Ensino do Pará realizaram partidas de Futebol de Robôs durante a manhã na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Para exaltar as ‘Vozes da Tecnologia’, celebradas na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, nesta quinta-feira (22) a Arena Multivozes recebeu um Papo Cabeça sobre Robótica, com a apresentação de Futebol de Robôs, que faz parte do projeto Techcamp Pará, desenvolvido pela Equipe Pavulagem, composta por alunos da Rede Estadual de Ensino do Pará.
O professor de arte Rafael Herdy, que se dedica há anos à inovação na educação no Estado, foi convidado para a programação e destacou o desafio, enquanto docente, que é fazer com que o estudante não seja somente consumidor de tecnologia, mas entenda como ela funciona e possa criar soluções por meio dela.
“Trabalho com a robótica educacional, que é uma forma da gente trabalhar o componente curricular de uma maneira diferente, fazendo com que o aluno seja protagonista do seu aprendizado. A robótica, hoje, tem um custo muito baixo, muito acessível e permite que as escolas possam desenvolver projetos, encontrar soluções para serem trabalhadas na escola. A gente vem participando de muitos eventos e torneios e percebendo a transformação desses estudantes, tanto no desempenho escolar, quanto na vida, no trabalho em equipe, nas relações humanas, e para a gente é motivo de muito orgulho”, celebrou o professor.
Haroldo Trazibulo, professor de história da Escola Estadual José Veríssimo, no bairro de Batista Campos, em Belém, levou os alunos para participarem da Feira e ressaltou a importância da escolha da programação. “A tecnologia, hoje em dia, não faz parte da vida só do estudante, do professor, do educador, ela faz parte da vida da sociedade, do cotidiano de todos. Estamos inseridos em uma sociedade do conhecimento e essa tecnologia está cada vez mais popularizada e por isso esse tipo de evento acrescenta, incentiva e inspira a gente”, contou.
Futebol de Robôs - Alunos da Rede Estadual de Ensino do Pará realizaram partidas de Futebol de Robôs entre os participantes da plateia, que consiste em uma atividade recreativa, formada por dois times de robôs, que são guiados por comandos anteriormente programados, para jogar um contra o outro. O projeto Techcamp promove campeonatos da modalidade com robôs.
O estudante Gustavo Lima, da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, participa do projeto há cerca de 3 anos. O aluno afirmou que oportunidades de apresentação como essa podem inspirar outros alunos e professores a reproduzirem a ideia em outras unidades de ensino. “Participar dessa programação é uma experiência única, que não trocaria por nada. Com esse projeto, eu fiz novas amizades, tive muitos aprendizados que mudaram completamente a minha vida, tive a chance de conhecer outros Estados por meio da educação. Tudo isso me fez outra pessoa e me faz muito feliz”, disse.
Marco Coopher, aluno da Escola Estadual José Veríssimo, estava muito empolgado em entender mais sobre o assunto e aproveitou a oportunidade para tirar as suas dúvidas com o professor Herdy. “Já faço curso de informática avançada, me interesso por programação e por consertar equipamentos. Adorei as informações debatidas, porque daqui a dois anos me formo e essa é uma área que tenho muita vontade de seguir, por ter um mercado de trabalho muito abrangente e em crescimento. A tecnologia está em tudo e poder estar em um espaço de conhecimento e educação é muito legal”, finalizou.