Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POESIA

Sarau do Grupo Pará Leitura, da Uepa, recebe textos poéticos até dia 28 de agosto

Evento vai marcar os 15 anos de existência do Grupo de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Pará

Por Guaciara Freitas (UEPA)
22/08/2024 13h19

Aquela poesia que está há um tempo guardada na gaveta ou a que ainda espera ser escrita para conhecer a apreciação pública pode fazer parte do Sarau 'O que é o Amor?', evento que marcará os 15 anos de existência do Grupo de Pesquisa e Extensão Pará Leitura, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

As pessoas interessadas podem submeter textos poéticos em uma das categorias: exposição de mural e declamação ou somente exposição de mural. As submissões são gratuitas até o dia 28, por sistema on-line, e o resultado da seleção será divulgado no dia 31.

E por que um sarau comemorativo de um grupo de incentivo à leitura tem como tema essa indagação sobre o amor? Na percepção da professora Izilda Cordeiro, idealizado do grupo, a contemporaneidade da sociedade, nas famílias, nas escolas, nas universidades e nos ambientes educacionais tem distanciado as pessoas do amor. Desse modo, "as pessoas não pensam sobre si mesmas no contexto do amor em seus vários movimentos". “Precisaríamos de encontros que pudessem contribuir para esta perspectiva, por isso a ideia de um sarau sobre o amor, dando vozes, por meio de poesias, a quem interessar a dialogar e refletir sobre essa temática", argumenta. 

É frequente que a poesia seja reconhecida como o lugar textual da escrita do amor, mas, nesse lugar também é possível encontrar poesia de desamor e de crítica, pois ela se encontra em vários contextos. A professora Izilda explica a poesia como a escrita das emoções, dos sentimentos e das reflexões humanas. “Penso que um dos lugares da poesia crítica é quando tensionamos questões sociais de forma leve, mas sem perder o principal objetivo, que é ‘sacudir’ a todos diante dos problemas”, afirma.

Nesse contexto, ela menciona a autora Conceição Evaristo como uma referência, por se tratar de uma "intelectual, que por meio de sua 'escrevivência', atinge níveis estratosféricos de crítica social sem perder o foco, a leveza e a poesia, em suas palavras”. Seguindo essa perspectiva crítica, a professora completa: "não escrevemos para adormecer os da casa grande, pelo contrário, escrevemos e poetizamos para amor e também para a crítica. A poesia é fluida assim com as palavras e o amor sempre terá seu lugar de prestígio”.

A conexão da temática do amor com o Pará Leitura guarda uma relação estrita com a prática que o grupo tem buscado manter ao longo desses 15 anos, baseada na concepção freireana, pautada na amorosidade, no diálogo aberto, na empatia recíproca para valorizar o outro, segundo uma compreensão do outro como parte de si. “Sensibilizar no outro a vontade de ser mais”, como afirma a professora Izilda.  

As pessoas que não realizarem a submissão de textos poéticos também poderão participar da programação do sarau, que ocorrerá no dia 5 de setembro, das 9h às 12h e de 15h às 18h, no  Hall do Bloco VI - Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa.