Caminhada abre semana comemorativa ao dia nacional do doador de sangue
Neste sábado (21), a Fundação Hemopa dá início à semana comemorativa pelo dia nacional do doador voluntário de sangue, com a “Caminhada pela Vida”, que reunirá servidores, doadores, familiares, amigos e instituições parceiras, com o objetivo de sensibilizar a população do Estado para a campanha mais importante do calendário da hemorrede brasileira e, assim, suprir estoque estratégico para abastecimento da rede hospitalar no fim de ano, quando aumenta a solicitação de transfusão, especialmente, em hospitais de grande porte conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha se estende até o dia 28. A meta será de 250 coletas por dia.
A concentração da caminhada será às 7h, na Praça Batista Campos. Os participantes deverão levar café e leite em pó, que serão doados para pacientes carentes atendidos pelo hemocentro, durante confraternização. O percurso compreenderá a Rua dos Mundurucus, Benjamin Constant, Governador José Malcher, Assis de Vasconcelos, Osvaldo Cruz, Presidente Vargas, Serzedelo Correa e Caripunas até a sede do hemocentro.
A ação tem a parceria do Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), cujos profissionais serão responsáveis pelo aquecimento pré-caminhada. O grupo Pará Moto Clube também dará apoio durante evento. Segundo a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, é a primeira vez que a instituição promove caminhada na abertura da campanha “Eu sou sangue bom”, para estimular não apenas a doação voluntária, como também a prática de atividade física para a saúde e bem-estar dos doadores de sangue.
“Convidamos a população em geral para participar desse momento tão importante da campanha, que vai possibilitar o atendimento satisfatório da demanda transfusional em nosso Estado, que no fim de ano, que aumenta em função dos períodos festivos e excessos cometidos”, diz a gerente, informando que atualmente o Hemopa faz uma média 200 doações diariamente, quando o ideal seria 300. O atendimento é efetivado por causa do fracionamento da bolsa em hemocomponentes, que ajuda a salvar até quatro pessoas com apenas com uma doação de sangue. No Dia do Doador, o Hemopa abrirá mais uma sala de coleta, no espaço do ambulatório, com 14 cadeiras, que somará um total de 28, para agilizar o atendimento.
Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que pese acima de 50 quilos e que tenha entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum – ao contrário, o doador deve estar bem alimentado. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, basta ser saudável e ter entre 18 e 55 anos. É necessário portar documento de identidade original e com foto.
Programação
Dia 21, às 9h – Lançamento com caminhada solidária. Saída da Praça Batista Campos com percurso até a sede da Fundação Hemopa
Dia 23, às 9h – Culto ecumênico com apresentação do coral do Hemopa para doadores, parceiros e servidores, na sede da Fundação Hemopa
Dia 24, às 9h – Oficina do projeto Doador de Sangue do Futuro com equipe docente de escolas parceiras, no auditório da Fundação Hemopa
Dia 25, das 7h30 às 18h – Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Estandes de orientação em parceria com entidades públicas e privadas. Bolo de parabéns ao doador. Apresentação do coral do Hemopa. Local: Fundação Hemopa.
Dias 26 e 27, das 7h30 às 18h – Recepção de caravanas solidárias, na Fundação Hemopa
Dia 28 – Ação cidadania para doadores de sangue. Emissão de carteira de identidade, em parceria com Policia Civil. Serviços de beleza. Local: sede da Fundação Hemopa. Horário: 7h30 às 17h.
Serviço: o Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.