Operação Minerva captura foragidos de justiça e veículos roubados
Oito foragidos de justiça foram recapturados no último final de semana durante as ações integradas da operação Minerva, deflagrada na manhã do dia 13 e finalizada na madrugada desta segunda-feira, 16, nos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Cremação, Condor e Batista Campos. A força-tarefa policial executou uma série de operações, dentre elas, Lei Seca, Saturação e Hypnus. O objetivo foi de possibilitar maior abrangência nas atividades de combate à criminalidade.
Policiais civis e militares, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Economia (Secon), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) atuaram para possibilitar presença policial nas ruas (operação Saturação), a fiscalização de bares e similares (operação Hypnus) e a redução das ocorrências no trânsito ocasionadas por alcoolemia (operação Lei Seca). Uma equipe da 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém atuou para identificar e abordar os menores nas operações em casas noturnas.
Nos quatro dias de operações, os agentes de segurança abordaram 546 transeuntes, 251 carros, 244 motocicletas, 113 mototaxistas, 19 ônibus e também 19 veículos de transporte alternativo. No total, 44 bares foram fiscalizados, destes 13 foram fechados por apresentarem irregularidades nas condições físicas, documentação ou licenciamento de autorização para o uso do local.
Durante as ações nas barreiras policiais, cinco veículos roubados foram recuperados. O Departamento de Trânsito autuou cinco condutores que cometerem o crime de alcoolemia e 145 autuados por infrações como documentação do veículo vencida, dirigindo sem habilitação ou que ultrapassaram a velocidade permitida na via.
Para o comandante do 20° Batalhão da Polícia Militar, coronel Alexandre Mascarenhas, responsável pela área de atuação da operação Minerva, a parceria dos órgãos estaduais e municipais de segurança pública garantem resultados positivos, com o auxílio de várias áreas de atuação do Sistema de Segurança Pública.
“O aumento do efetivo de agentes de segurança permite a abordagem do maior número de pessoas e veículos. Conseguimos tirar das ruas pessoas que ainda não terminaram de cumprir toda a pena estipulada pela justiça”, explicou o coronel, que destaca o combate ao tráfico de drogas, como um dos focos da operação. Na ação, 394 filetes de pasta de cocaína foram apreendidos e estavam sob a posse de um menor de idade, que foi ecaminhado para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA).