Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEMÓRIA AFETIVA

Feira do Livro destaca versatilidade do Hangar para sediar grandes eventos

Um dos mais modernos e equipados centros de convenções do País, o Hangar impulsiona o protagonismo do Pará e da Amazônia em eventos nacionais e internacionais

Por Governo do Pará (SECOM)
20/08/2024 17h38

O espaço comporta na Feira Pan-Amazônica 230 estandes e 60 empresas do ParáA 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, a maior feira literária do Pará, prossegue com intensa programação até o próximo dia 25 (domingo). Rodas de conversas, saraus, encontros literários, peças teatrais, lançamentos de obras e programação musical, além de estandes com diversas opções de livros a preços acessíveis, estão disponíveis em um único espaço: o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. 

Os 24 mil metros quadrados de área coberta do Hangar, com climatização completa nos salões 1 e 2, além da área externa do complexo, estão sendo utilizados na feira literária, que foi dividida em três espaços: Arena Multivozes, Arena das Artes e Arena Amazônia.

No pavilhão central, a Arena Multivozes, o Hangar comporta 230 estandes de venda de livros, 138 empresas (incluindo 50 editoras), 37 livrarias e 59 distribuidores de livros. Destas empresas, 60 são oriundas do Pará. Já na praça de alimentação foram montados nove estandes.

Também foi utilizada uma área de 664 metros quadrados (m²) para a Arena das Artes, espaço dedicado às crianças, onde a infância é celebrada por meio de teatros, histórias e apresentações lúdicas.

Espaço para shows - Um dos espaços mais aguardados pelo público, a Arena Amazônia foi ambientada no estacionamento do Hangar, onde ocorrem shows todos os dias, às 20h. Entre as atrações estão Amazônia Jazz Band e convidados, Frutos do Pará e convidados, AQNO, Dona Onete, Carabao, Zaynara, Trilogia e um tributo a Tonny Brasil.

Conforme expectativa dos organizadores, cerca de 400 mil pessoas devem passar pelo Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, durante os nove dias de evento. A previsão de vendas é de 780 mil livros, movimentando cerca de R$18 milhões em negócios. 

“Eu já frequento a Feira do Livro há vários anos, desde criança. É sempre um momento muito esperado por todos nós, que somos amantes de leitura. Depois de tantas edições, a gente acaba criando uma memória afetiva com o evento e com esse local, que abrigou a Feira em quase todas as edições. Eu já sou acostumado a estar no Hangar, e considero um espaço que comporta muito bem a necessidade do evento”, contou o estudante Luís Alberto, 20 anos.

Estrutura - O Hangar está equipado com recursos de última tecnologia e preparado para sediar eventos em todos os segmentos, se consolidando com um dos mais modernos e versáteis centros de convenções do País, impulsionando o protagonismo do Pará e da Amazônia em recepção de eventos, nacionais e internacionais.

“Quando o público pensa em Feira do Livro é quase automático pensar, também, no Hangar. Enquanto gestores deste centro de convenções é sempre uma satisfação ser o local escolhido para abrigar um evento tão importante para o fomento à literatura e aos artistas regionais”, disse Ruan Rocha, diretor-presidente da Organização Social Pará 2000, que administra o Hangar.

A  Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Os homenageados da 27ª edição são a mestra de Cultura Popular Iracema Oliveira e o escritor e poeta Juraci Siqueira. A Feira é aberta ao público das 9h às 21h, todos os dias, com entrada gratuita.

A programação completa da 27ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes pode ser conferida no site https://feiradolivroedasmultivozes.com.br/e no Instagram oficial do evento: @feiradolivroedasmultivozes. Há conteúdos exclusivos, mostrando diariamente a programação e os bastidores da Feira.

Texto: Beatriz Santos - Ascom/OS Pará 2000