Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTOS

Hospital Jean Bitar realizou mais de 60 mil cirurgias eletivas, 100% SUS, em prol da população paraense

Entre as cirurgias realizadas, destacam-se: bariátrica, de cabeça e pescoço, cirurgia geral, de transgêneros, do cólon, CPRE, otorrinolaringologia e plástica reparadora

Por Marcelo Zeno (HJB)
20/08/2024 17h16

Recepção do HJB

A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, oferece serviços de média e alta complexidade e é referência para todo o Estado em cirurgias gerais, do aparelho digestivo e metabólicas, e cirurgia bariátrica por videolaparoscopia 100% SUS. Seus usuários contam com equipe de especialistas, equipamentos e tecnologias de ponta e um centro cirúrgico altamente equipado, estrutura essa que, desde 2016, até julho de 2024, garantiu a realização de 60.410 cirurgias.

Pertencente ao Governo do Estado do Pará, a unidade é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), desde 2016, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e vem se destacando a cada ano com as técnicas aplicadas, trabalhando a cada dia a qualidade e a segurança do paciente, além de se manter como referência no norte do Brasil, com o desenvolvimento de projetos em saúde e qualidade contínua no atendimento de pacientes encaminhados, via Serviço Estadual de Regulação Estadual (SER), para atendimento no HJB.

Antônio do Rosário, aposentado, 74 anos, do distrito de Icoaraci

Entre as cirurgias realizadas, destacam-se: cirurgia bariátrica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia de transgêneros, cirurgia do cólon, CPRE, otorrinolaringologia e plástica reparadora.

O índice de satisfação culminou em mais de 97% dos usuários, entre os quais está Antônio do Rosário, aposentado, 74 anos, do distrito de Icoaraci. “Achei muito rápido o atendimento pra realização da minha cirurgia, onde dei entrada aqui no domingo e na segunda-feira já realizaram minha operação. Tenho previsão de alta clínica nesta terça-feira (20)”, agradeceu o usuário, que operou para retirada da vesícula biliar, que é um tipo de cirurgia do aparelho digestivo, conhecida também como colecistectomia, indicada para casos de pedras na vesícula ou quando a mesma está apresentando inflamação.

Entrada do Centro Cirúrgico

O diretor executivo do HJB, o administrador hospitalar, Giovani Merenda, agradece o empenho de toda a equipe pelo elevado número de cirurgias realizadas, durante este período de gestão. “Cada cirurgia bem-sucedida representa não apenas um paciente atendido, mas a certeza de uma equipe extremamente treinada, equilibrada e de liderança, equipe esta, que impacta fazendo a diferença, diretamente na vida de cada família que, de uma forma ou de outra, passa pelos nossos serviços, pois resultados extraordinários como este, só são possíveis graças ao comprometimento e à competência de cada um – médicos, enfermeiros, técnicos, administrativos e todos os profissionais de saúde envolvidos”, destacou o gestor.

Atualmente, a equipe multiprofissional conta com 358 colaboradores constantemente capacitados para manter a qualidade, segurança e humanização do atendimento.

O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar dos usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica das doenças metabólicas e gastrointestinais, e fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.

Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB