Hospital Regional do Marajó celebra a realização de aproximadamente 300 partos em 2024
Unidade hospitalar é referência em obstetrícia e dispõe de uma equipe multiprofissional altamente capacitada para o atendimento de gravidez de alto risco
No mês especial dedicado às gestantes e aos pais, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, no sudoeste do arquipélago do Marajó, comemora a realização de cerca de 300 partos, entre janeiro e julho de 2024. A unidade hospitalar é referência em obstetrícia e dispõe de uma equipe multiprofissional altamente capacitada para o atendimento de gravidez de alto risco, oferecendo uma assistência abrangente e humanizada às usuárias da região.
A supervisora de Enfermagem e responsável técnica (RT) do Setor de Hemodiálise do Regional do Marajó, Joseane Corrêa, explica que durante os sete meses de 2024, o HRPM realizou uma média mensal de 42 partos por mês, refletindo a alta demanda e a capacidade da unidade em atender gestantes da região, garantindo o nascimento seguro de centenas de bebês.
“Além disso, o hospital registrou também uma média de seis admissões mensais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal). Essas admissões envolvem tanto recém-nascidos que nasceram no próprio HRPM quanto aqueles transferidos de outras instituições. Na Terapia Intensiva Neonatal do HRPM, as mães têm acesso livre para permanecer ao lado de seus filhos, o que fortalece o vínculo e promove o bem-estar. Quando não estão na UTI, as mães contam com um espaço reservado para descanso, onde podem se recuperar e se preparar para o próximo momento com seus filhos”, pontuou.
Ela acrescenta que durante toda a internação, as mães são acompanhadas por uma equipe multiprofissional que oferece suporte contínuo. Essa equipe está sempre disponível para orientar, acolher e esclarecer as dúvidas das mães, garantindo que elas se sintam seguras e amparadas em relação aos cuidados com seus filhos.
Benedita Pena e seus bebês gêmeos
“Além disso, três vezes por semana, as mães e seus acompanhantes participam de rodas de conversa conduzidas pela equipe multiprofissional. Nesses encontros, são discutidos temas como o aleitamento materno e a prevenção de engasgos, proporcionando informações essenciais para o cuidado do bebê, tanto no hospital quanto em casa. Esses momentos educativos são fundamentais para preparar as mães e fortalecer suas habilidades de cuidado e proteção aos recém-nascidos”, esclareceu Joseane Corrêa.
Aprovação - A usuária Benedita Pena, de 21 anos, deu à luz aos gêmeos no HRPM, relata que sua experiência com a equipe da unidade foi ótima. “Desde que cheguei estou tendo um ótimo atendimento, tenho sido muito bem tratada. Todos os profissionais são capacitados e me sinto segura aqui. Eu estou muito ansiosa para voltar para casa com os meus bebês, e quero que minha família os conheça. Recomendo o atendimento do HRPM, meu parto foi bem humanizado”, disse a funcionária pública.
O Regional do Marajó promoveu exatos 299 partos em 2024, entre os meses de janeiro a julho.
O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPM fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves/PA. Mais informações pelos telefones: (91) 3783-2140 / 3783-2127.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM