Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO

Governo do Pará marca presença no XIII Congresso Consad de Gestão Pública

Evento reúne gestores e especialistas de todo o Brasil, sendo um dos mais relevantes no cenário nacional, oferecendo um espaço amplo para o debate sobre práticas e políticas públicas inovadoras

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
20/08/2024 13h25

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), participa mais um ano do Congresso Consad de Gestão Pública, reafirmando seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua da administração pública. O evento, realizado de 20 a 22 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, reúne gestores e especialistas em gestão pública de todo o Brasil, sendo um dos mais relevantes no cenário nacional, oferecendo um espaço amplo para o debate sobre práticas e políticas públicas inovadoras. 

Como tem sido em todos os anos, os visitantes puderam assistiram vídeos e conferir as ações do Governo do Estado, no estande da Seplad, voltadas à preservação do meio ambiente e economia sustentável, e também acompanhar o desenvolvimento de obras estruturantes que requalificam a capital paraense para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) , e ainda deixarão um legado de progresso e desenvolvimento para todos os habitantes de Belém.

“O congresso também é o momento para o Pará compartilhar suas experiências e desafios, além de trocar conhecimentos com outras regiões do país, buscando soluções que possam ser adaptadas à realidade amazônica. Essa troca de informações é fundamental para que o Estado continue avançando em sua missão de promover uma gestão pública eficiente, transparente e comprometida com a sustentabilidade. A expectativa é que o legado deixado pela COP 30 se reflita em um novo modelo de governança para o Estado, integrando ainda mais as discussões sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade na agenda pública”, disse Regina Rocha, secretária adjunta de Modernização e Gestão Administrativa da Seplad.

Giovana Barbosa, funcionária da Metrobus, contou que sabia que o Estado do Pará receberia a COP 30, mas que não imaginava quantas obras estavam em andamento na capital paraense. “Aqui neste estande a gente pode ficar sabendo das várias ações que estão sendo feitas, tanto preventivas quanto para modernizar as questões ambientais locais para esse momento em que o Brasil e o mundo estarão voltados para o Pará. Fiquei bastante surpresa também de saber que a educação básica do Estado está com educação ambiental nas escolas, ou seja, preparando as crianças para um futuro mais verde”, disse Giovana. 


Na XIII edição do Congresso, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida, participou do painel com o tema “COP 30: Caminhos para uma Gestão Pública Sustentável”. Mauro enfatizou o papel central do Pará na agenda global de sustentabilidade, destacando como a COP 30 oferece uma oportunidade única para o Estado se consolidar como um modelo de gestão pública voltada para o desenvolvimento sustentável.

“A COP de Belém continuará a discutir essas questões e será marcada por uma transição significativa, refletindo sobre o que foi realizado desde o Acordo de Paris, que completará dez anos no próximo ano. A conferência avaliará os progressos e ajustará as perspectivas futuras, com os países apresentando as metas Ndc (Nationally determined contribution), que são compromissos voluntários para combater as mudanças climáticas. Na cúpula do próximo ano, planejamos implementar o que chamamos de 'projeto de vitrines' ou 'showcasing'. Estamos criando um parque de bioeconomia, um ecossistema que inclui centros de inovação, tecnologia e conhecimento. Este parque contará com um centro de biotecnologia, um centro de bioeconomia, e terá foco no patrimônio genético e em patentes, além de uma escola de sabedoria da floresta e um museu da bioeconomia. Teremos diversos centros de conhecimento, com exemplos na Região Metropolitana de Belém, abrangendo áreas como instalação florestal, produtiva e ecológica. Queremos que esses casos sirvam como exemplos escaláveis para a economia do país, demonstrando tanto a realidade da Amazônia quanto a teoria da mudança e a transformação social e econômica que pretendemos alcançar no Estado do Pará”, disse Mauro

A participação da Seplad no Consad reforça o compromisso do Governo do Pará em continuar desenvolvendo políticas que integrem tecnologia e sustentabilidade, além de se manter no centro das discussões sobre gestão pública, inovação e sustentabilidade, preparando o Estado para ser um dos protagonistas no combate às mudanças climáticas e na promoção de uma economia verde.

"É importante a nossa presença aqui no Consad, pois é um evento que está trazendo, neste ano, muita inovação e tecnologia. Eu mesmo já percorri vários estandes para conhecer tecnologias que devemos levar para o nosso Estado e que possam ser aplicadas pela Seplad. Já fiz contato com dois representantes que vão nos contatar posteriormente para trazer soluções para as nossas situações específicas, que poderemos aplicar no serviço público, dentro do Governo do Estado. A atuação da Seplad é fundamental para que isso ocorra”, afirma Euricles Teixeira, diretor de Captação de Recursos da Seplad.

O evento deste ano tem como tema, “Horizontes Inovadores para a Gestão Pública", que reflete a necessidade crescente de adaptar as práticas administrativas às novas demandas sociais e tecnológicas. Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, o Consad abordou como a inovação pode ser uma alavanca para transformar a gestão pública, trazendo mais eficiência, transparência e resultados positivos para a sociedade.

Fabricio Barbosa, presidente do Consad, ressalta a importância da presença do Estado do Pará no Consad e comemora a realização da COP 30 em Belém. “O Pará tem uma relevância histórica para o Consad. Desde o início, quando o evento era de menor escala, o Estado sempre foi um grande apoiador, fazendo questão de montar estandes e estar presente todos os anos. Esse é o nosso objetivo durante esses três dias: apresentar palestras para promover a troca de conhecimentos nas áreas de sustentabilidade e inovação, que caminham juntas na questão da gestão pública. Além disso, sobre a COP que ocorrerá no Pará, é muito importante. Ficamos muito felizes que o evento será realizado no norte do país, onde está preservada a maior parte da floresta amazônica. Tenho certeza de que a gestão atual possui um grande compromisso com essa causa”, explicou Fabrício.

A programação inclui palestras, painéis, apresentação de artigos, apresentação do Ranking dos Municípios e Estados 2024, entre outras atividades que visam fomentar o debate sobre os desafios da administração pública no Brasil. 

Mais de dois mil servidores públicos e mais de 30 palestrantes de todo o país se reuniram para discutir as múltiplas possibilidades de inovação e modernização na esfera da administração dos Estados e os desafios e perspectivas da gestão pública.