Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Pará, por meio do CIIR, concorre ao prêmio mundial de inovação em cuidados

Projetos selecionados mostram o trabalho da equipe multiprofissional do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) em Belém

Por Ascom (Ascom)
20/08/2024 09h39

O governo do Pará, por meio do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), concorre com dois projetos de assistência prestados aos usuários, durante o “25º Fórum Anual de Cuidados Centrados na Pessoa (PCC) Global da Planetree”, em Nova Orleans, Louisiana EUA, de 6 a 9 de outubro deste ano.

Os projetos selecionados mostram o trabalho realizado pela equipe multiprofissional do CIIR. O primeiro trata-se de um vídeo sobre o projeto “Um novo olhar: transformando vidas através de próteses oculares”. A iniciativa retrata a assistência prestada pelo Laboratório de Prótese Ocular da instituição que oferta serviços diferenciados e de alta qualidade, e concorre na categoria Prêmio de Inovação em Cuidados Centrados na Pessoa. Um reconhecimento a programas que aprimoram a entrega de cuidados a pessoas, profissionais, pacientes, famílias ou comunidades.

O outro trabalho aceito pela Conferência, “Expedições de saúde nos territórios indígenas como prática de cuidado centrada na pessoa”, está na disputa internacional deste ano na categoria pôster com apresentação oral (estilo palestra).

Premiações dão visibilidade ao trabalho dedicado às unidades públicas

Para a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, é importante participar desse tipo de concurso porque dá visibilidade a projetos importantes que são desenvolvidos por instituições públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde. “Parabenizo os autores dos projetos desenvolvidos no CIIR. Espero que conquistem os prêmios e mostrem para o mundo que somos capazes de desenvolver projetos que contribuem consideravelmente para a saúde e qualidade de vida das pessoas que vivem na Amazônia”, destacou a titular da Sespa.


Segundo a diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, a unidade foi premiada tanto na categoria principal, pelo impacto na experiência e cuidado centrado na pessoa, através do trabalho “Um novo olhar: transformando vidas através de próteses oculares”, quanto na categoria Pôster, com o programa "Saúde por todo Pará" o projeto “Expedições de Saúde nos Territórios Indígenas”, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH).

Com isso a unidade entrou para o seleto grupo de projetos aprovados do Brasil, que pelo terceiro ano consecutivo está sendo reconhecida internacionalmente, pois nos anos de 2022 e 2023, conquistou o 1º lugar na categoria pôster com o projeto ‘Meninos do Rio – A canoagem adaptada’ e foi vice-campeão na categoria inovação com o programa ‘Saúde Por Todo o Pará Nos Territórios Indígenas’, que foi aceito novamente esse ano, mas em outro formato de participação.“Estes novos reconhecimentos internacionais ratificam a excelência da gestão desenvolvida no CIIR junto aos seus usuários. Nossos processos se refinam a cada ano em busca da melhoria contínua no cuidado centrado na pessoa que conta com apoio do Governo do Pará e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Estendo meus agradecimentos ainda à nossa equipe multiprofissional pelo compromisso ao cuidado de nossos usuários PCDs”.

A Conferência Internacional em Cuidado Centrado na Pessoa – Planetree Internacional, onde essas conquistas foram destacadas, é um dos maiores eventos mundiais na área de cuidado centrado na pessoa. O ranking deste ano com os resultados dos vencedores será divulgado no último dia do evento, 9/10.

Prótese ocular – Segundo Marcelo Carneiro, cirurgião-dentista e especialista em Prótese Bucomaxilofacial do Centro de Reabilitação, o Laboratório de Prótese Ocular da instituição oferta serviços diferenciados e de alta qualidade, com produção genuína de todas as fases de confecção das próteses na própria unidade, que realiza desde a pintura da íris até a confecção do globo ocular. Após toda a etapa de entrega e a instalação da prótese ocular, o usuário recebe um manual com instruções de higienização e uso. Os usuários também podem contar com a manutenção oferecida no laboratório para uma maior vida útil do recurso.

Benefícios – Além de ser um meio estético para o reabilitando que perdeu o globo ocular, por acidente com trauma local ou por doença como o câncer, o uso da prótese, segundo o protesiólogo, é também funcional.

Aprovação - Entre os usuários os usuários do CIIR, atendido no Laboratório de Prótese Ocular, está Allan Cunha, 33 anos, funcionário público, residente do município de Santa Izabel do Pará, distante de Belém cerca de 50 Km da capital paraense, é assistido pelo CIIR desde abril de 2023.

Ele recebeu a prótese ocular em junho de 2023 e hoje esteve em consulta para manutenção do equipamento. "O serviço do laboratório de próteses do CIIR transformou a minha vida. Melhorou, primeiramente, a minha autoestima, porque quando a gente está sem a prótese, as pessoas nos olham como se fôssemos diferentes, de maneira preconceituosa. A prótese devolve essa dignidade, a gente se sente melhor e mais incluído na sociedade. Antes, eu não conseguia sair de casa. O atendimento aqui é nota mil. A prótese é perfeita, ela traz um conceito do rosto perfeito, como se a gente estivesse realmente enxergando. Só gratidão!”.

A manutenção das próteses oculares no CIIR consiste na realização de polimento e brilho do equipamento. Allan foi vítima de um acidente de trânsito causado por ferimento de arma de fogo, em março de 2023.


Apresentação oral:
Com o tema “Expedições de saúde nos territórios indígenas como prática de cuidado centrada na pessoa”, o trabalho evidencia a ação “Saúde Por Todo o Pará nos Territórios Indígenas”, que é realizada desde 2021, por meio do Governo do Estado, via Sespa. O CIIR é uma das instituições parceiras deste programa.

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).


Serviço -
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.

*Texto de Vera Rojas