Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia reforça musicoterapia na recuperação de pacientes

Unidade realiza sessões de musicoterapia nos leitos dos pacientes internados, proporcionando momentos de bem-estar e descontração

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
20/08/2024 09h55

A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realiza sessões de musicoterapia nos leitos dos pacientes internados, proporcionando momentos de conforto e alívio por meio de apresentações musicais ao vivo acompanhadas por violão. A iniciativa faz parte do compromisso da unidade hospitalar em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, focado no bem-estar físico e emocional dos pacientes.

A musicoterapia, reconhecida por seus benefícios terapêuticos, é uma ferramenta poderosa no processo de recuperação. Estudos apontam que a música pode ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o humor e até mesmo aliviar a dor. No HGT, a iniciativa permite que os pacientes que desejarem participar das sessões experimentem momentos de serenidade, em um ambiente muitas vezes marcado pela tensão e preocupação.

Patrícia Manfredi, coordenadora do GTH, explica que as apresentações são realizadas por voluntários, incluindo capelães que prestam serviço de Capelania na unidade hospitalar. Os voluntários, ligados ao GTH, se deslocam de leito em leito, sempre respeitando a vontade dos pacientes em participar da atividade. "A resposta dos pacientes tem sido extremamente positiva. Muitos relatam uma sensação de paz e acolhimento após as sessões, o que certamente contribui para o processo de cura", afirma a profissional.

“Com o nosso número diário de pacientes e aqueles que permanecem por períodos prolongados, é essencial que sempre tenhamos ações que possam proporcionar alívio e bem-estar. A musicoterapia é mais do que uma atividade recreativa; é uma ferramenta terapêutica que oferece um alívio emocional significativo” concluiu Manfredi.

Além de beneficiar diretamente os pacientes, a iniciativa também tem um impacto positivo na equipe de saúde. Profissionais que acompanham as sessões também participam de um ambiente mais leve e acolhedor, o que contribui para um clima de trabalho mais harmonioso e empático.

A paciente Doraci da Silva, 58 anos, residente no município de Moju, a 130 km de Tailândia, está internada há 10 dias no HGT. Ela comenta que, aos domingos, costumava participar dos cultos na igreja onde congrega, mas devido à internação, esteve ausente. A paciente expressou sua gratidão pela visita recebida.

"Eu sou evangélica e participo todo domingo na minha igreja. Quando elas chegaram, pensei: Foi o Senhor quem enviou essas pessoas para trazer um louvor para nós aqui nos leitos de enfermidade, não é? Eu gostei muito quando a moça veio cantar. Ouvir aquela música me animou e me fez senti muito melhor, alegre e contente. É bom saber que o Ele está conosco o tempo todo, mesmo quando estamos em um hospital. Agradeço muito por ela ter vindo cantar para mim e pela boa tarde que nos proporcionaram”, comentou a paciente.

Dados - Entre janeiro e junho deste ano, o HGT contabilizou mais de 2.225 internações, distribuídas entre as áreas de médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica. 

Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.
Serviço:

O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do governo do Pará, que funciona na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.