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TURISMO

Turismo de eventos contribui com o desenvolvimento econômico do Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/11/2015 21h05

Uma atividade que resultou em 590 mil eventos, gerando 7,5 milhões de empregos diretos e indiretos, que totalizaram arrecadação superior a R$ 48,7 bilhões em impostos. Estes são os números do segmento turístico de negócios e eventos no Brasil, em 2013, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), expostos no “X Turismo em Debate”, na tarde desta segunda-feira (16), no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os dados foram apresentados pela professora doutora Marlene Matias, docente da Universidade São Judas, autora do livro “Organização de eventos: procedimentos e técnicas”, durante a mesa redonda “Turismo de Eventos como atividade geradora de renda movimentando a economia local”, que teve a participação do secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

“O turismo de negócio e eventos é o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativas, de caráter institucional, científico e social. O evento não morre no encerramento. Ele gera frutos posteriores, que vão demandar outras ações e oportunidades, deixando sementes que vão ser colhidas posteriormente. É uma importante fonte geradora de receita e movimenta diversos segmentos econômicos”, disse Marlene Matias.

Ela revelou que o Brasil ocupa lugar de destaque no cenário internacional com o décimo lugar no ranking mundial dos países que mais organizam e recebem eventos, sendo 52% deles no Sudeste, 20% no Nordeste, 15% no Sul, 9% no Centro-Oeste e apenas 4% na região Norte. Segundo o levantamento da International Congress and Convention Association (ICCA), Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Reino Unido e França lideram a corrida global de captação e realização de eventos. “Eventos propiciam conhecer pessoas, ter contato e conhecer produtos de última geração, realizar negócios, solucionar problemas e trocar conhecimentos técnicos e científicos”, concluiu Marlene.

Adenauer Góes falou do papel dos centros de convenções na estratégia de desenvolvimento adotada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). “O turismo de negócios e eventos é um segmento extremamente importante, num cenário e mercado bastante competitivo, que requer um nível de profissionalismo cada vez maior”, explica. “A captação de eventos é fundamental nesse processo, assim como a proatividade e empreendedorismo. Temos um grande diferencial, que é o fato de estarmos na Amazônia”, garantiu.

Em 2014, o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia recebeu 288 eventos. O Governo do Pará trabalha agora na ampliação da oferta de equipamentos para eventos no estado com a construção dos centros de convenções de Marabá (com 94% da obra concluída) e de Santarém (projeto executivo), que somados fortalecem a presença do Pará na captação nos mercados regional e nacional.