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NGTM inicia a segunda etapa das obras de drenagem do canal Toras, no km 10 da BR-316

Durante 45 dias, as pistas de asfalto no sentido Marituba-Belém serão interditadas para a execução da tubulação. Tráfego será desviado para pistas do sentido oposto da rodovia

Por Thais Rezende (NGTM)
19/08/2024 19h08

Após a conclusão da primeira etapa das obras de drenagem do canal Toras, com a instalação de seis linhas de tubos de aço sob a Avenida Independência e liberação da via, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) inicia a segunda etapa do projeto nesta quarta-feira, 21. Agora, a execução da tubulação será na pista principal da BR-316 e, para a execução dos serviços, o tráfego de veículos será desviado para duas faixas no sentido oposto da rodovia.

Nesta etapa, serão necessárias intervenções na BR-316, sentido Marituba-Belém, Km 10, no perímetro entre a entrada e a saída da Avenida Independência, onde serão interditadas as três faixas de asfalto. Conforme o NGTM, por 45 dias, o trânsito será desviado para a pista expressa do BRT e uma faixa do asfalto do sentido oposto, sendo mantidas duas faixas da BR-316 em cada sentido. A Avenida Independência segue como rota alternativa aos condutores.

"Vamos instalar sete linhas de tubos de aço de mais de 2 metros de diâmetro sob a BR-316. Primeiramente, vamos executar a tubulação no sentido entrada da capital. Depois, vamos trabalhar no canteiro central e, então, passar para a pista no sentido saída da capital. Estamos trabalhando para causar o mínimo de transtornos possíveis, este serviço nunca tinha sido feito, mas é necessário para resolver de vez os problemas de alagamentos no trecho", afirma a diretora geral do NGTM, Leila Martins. 

Inicialmente, o projeto previa a execução de sete linhas de tubos de aço de mais de 2 metros de diâmetro sob a Independência e oito sob a BR-316. Mas, após uma revisão no cálculo hídrico, foram projetadas e executadas seis linhas de tubos na Independência e serão mais sete na BR-316, também serão instaladas pelo método de escavação a céu aberto, para garantir a estabilidade do tráfego próximo ao local. 

A obra de drenagem do canal Toras compõe o projeto BRT Metropolitano, que vai levar melhor infraestrutura e qualidade de vida a mais de 2 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Belém. O canal Toras corta a rodovia BR-316 de um lado a outro, exatamente no cruzamento com a Independência, onde atualmente há apenas um tubo para receber um volume pluviométrico. O projeto visa aumentar a capacidade de escoamento da água, colocando mais tubos.