Hospital de Clínicas Gaspar Vianna debate cardiologia, nefrologia e psiquiatria no 20º Congresso Médico Amazônico
Na ocasião, profissionais da instituição compartilharam experiências e conhecimentos refletindo o compromisso do HC com a promoção da saúde e o aprimoramento contínuo de práticas médicas
No 20º Congresso Médico Amazônico, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) desempenhou um papel de destaque nas mesas redondas que abordaram temas de grande relevância para a saúde pública da região. Na ocasião, profissionais da instituição compartilharam experiências e conhecimentos nas áreas de cardiologia, nefrologia e psiquiatria, refletindo o compromisso do HC com a promoção da saúde e o aprimoramento contínuo de práticas médicas. O evento ocorreu de 16 a 18 de agosto.
Entre os temas abordados, o painel sobre "Avanços e Boas Práticas na Saúde Cardiovascular: Como Replicar nas Unidades de Pronto Atendimento" discutiu sobre as inovações e estratégias aplicadas no HC para melhoraramento do atendimento a pacientes com doenças cardíacas. As discussões focaram em como as unidades de saúde da região podem adotar protocolos eficazes e replicar práticas que têm gerado resultados positivos no atendimento cardiovascular.
Na área de nefrologia, o tema "Práticas Integradas na FHCGV na Promoção e Tratamento do Paciente com Doença Renal" destacou as abordagens multidisciplinares adotadas no tratamento de pacientes renais no HC.
Já na psiquiatria, a mesa redonda sobre "Desafios e Perspectivas no Cuidado da Saúde Mental das Populações da Amazônia" trouxe à tona as especificidades e complexidade s de cuidar da saúde mental em uma região tão diversa quanto a Amazônia. Os especialistas discutiram os desafios enfrentados na promoção da saúde mental e a necessidade de políticas públicas mais abrangentes para atender essas populações. A equipe trouxe à tona também o trabalho desenvolvido pelo HC em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sepi), que visa levar cuidados de saúde mental para povos indígenas da região amazônica, enfrentando desafios logísticos e culturais para garantir assistência adequada e contínua a essas populações.
Capacitação - O cardiologista Helder Reis apresentou, durante o 20° Congresso Médico Amazônico, o Centro de Treinamento em Simulação Realística do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Inaugurado em fevereiro deste ano, o centro já capacitou mais de 500 profissionais da saúde, oferecendo treinamento prático e especializado com tecnologia de ponta, focado no aprimoramento de habilidades em diversas áreas médicas.
Para Sônia Pinto, representante da Gerência de Ensino e Pesquisa do HC, a participação do hospital no congresso reafirma seu papel essencial na produção e disseminação de conhecimento científico. "O HC tem muita inovação, como avanços que a gente tem tido na área digital, nos avanços que a gente tem promovido no Treinamento Profissional em Serviço, na pesquisa clínica, na assistência toda, a modernização do nosso parque clínico, nas obras, ou seja, nós estamos trabalhando muito, estamos avançando não só no aspecto estrutural, mas no aspecto também do conhecimento", destacou.