Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Participantes de oficinas do Biizu visitam estrada de ferro Belém-Bragança

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/11/2015 12h31

Dona Sinéia Hosana, 64, é filha, neta e bisneta de artesãos. Hoje preside a Cooperativa de Artesãos de Icoaraci (Coarti), cuja sede funciona na antiga estação do trem Belém-Bragança. “Quando dava cinco horas da tarde, o pessoal vinha tudo pra cá esperar o trem chegar. Até hoje muita gente ainda vem namorar aqui na escada. Tinha essa tradição. Foi uma época muito boa”, lembra. O resgate de histórias como essa, a partir dos relatos e memórias dos próprios moradores é o objetivo da parceria entre o Projeto Biizu, da Secretaria de Comunicação (Secom) e o Projeto Rota Turística Belém-Bragança, da Secretaria de Turismo (Setur). 

Montado como circuito de oficinas específica para o projeto Rota Turística, o Biizu ofertou a oficina de fotografia como a primeira dos quatro módulos. Ministrada pelo publicitário, Felipe Soares, a oficina reuniu alunos do curso de Hospedagem e Turismo da Escola Técnica do Pará (Etepa) e membros da Sociedade de Amigos de Icoaraci (Soami).

A doméstica e estudante de Hospedagem e Turismo Marizete Marques, 46, destacou que a fotografia pode qualificá-la na sua formação. “Para mim está sendo um estímulo muito grande e de muita utilidade. Eu espero que os próximos módulos sejam melhores ainda e que adquira mais conhecimentos”.  

Como resultado de uma semana de troca de ideias sobre técnicas e a história da fotografia, os alunos realizaram uma saída fotográfica para a antiga estação do trem. Lá, os participantes da oficina conheceram histórias como a da artesã dona Sinéia e registraram suas percepções sobre esse lugar histórico.

Jefferson Alves, que é filho de artesão, se interessou pelo curso pela possibilidade de auxiliar seu trabalho na Sociedade de Amigos de Icoaraci. “As oficinas podem ajudar na divulgação dos produtos, ou até mesmo a explicar melhor para os turistas as histórias de Icoaraci. Eu estou aproveitando bastante e estou aprendendo a gostar mais de fotografia”, conta.

Até a próxima sexta-feira, 20, o clico de oficinas segue com produção de texto, ministrada pela jornalista Danielle Franco. Na semana seguinte, o diretor e editor Thiago Souza fala sobre audiovisual para mídias móveis; e o publicitário e especialista em marketing digital Pedro Hiraoka ministra a oficina de mídias digitais. Todas as oficinas estão sendo ministradas pela equipe da Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secom.

Além das oficinas em Icoaraci, estão previstos novos ciclos dentro do Projeto Rota Turística Belém-Bragança nas seguintes cidades: Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança.

Serviço:

Ciclo de Oficinas do Projeto Biizu para o Projeto Rota Turística Belém-Bragança

6/11 a 20/11: Produção de texto. Ministrante: Danielle Franco;

23/11 a 27/11: Audiovisual. Ministrante: Thiago Souza;

30/11 a 4/12: Mídias digitais. Ministrante: Pedro Hiraoka.

Das 14h às 18h, na Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará, Icoaraci.

Texto: Vitória Mendes