Hospital Regional do Marajó conscientiza sobre aleitamento materno em praça pública
Equipe multiprofissional do hospital promoveu uma roda de conversa e distribuiu materiais informativos sobre os benefícios da amamentação
A equipe distribuiu materiais informativos sobre a importância da amamentação aos usuáriosEm apoio à campanha "Agosto Dourado", que destaca a importância da amamentação, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), localizado em Breves, no sudoeste marajoara, realizou ações de educação em saúde, na última quarta-feira, 14. As atividades ocorreram tanto no espaço destinado às gestantes da unidade quanto na praça Frei Dolsé, no centro de Breves/PA. Durante a programação, a equipe multiprofissional do hospital promoveu uma roda de conversa e distribuiu materiais informativos, visando conscientizar e apoiar futuras mães sobre os benefícios da amamentação.
A psicóloga clínica e hospitalar do HRPM, Joliane Cruz, destaca que a ação teve como objetivo sensibilizar a população sobre um tema crucial, frequentemente negligenciado: o aleitamento materno. Ela enfatiza a importância de abordar essa questão para promover uma consciência coletiva sobre os benefícios que a amamentação traz, tanto para mães quanto para bebês.
“A nossa ação foi direcionada para a população em geral, inclusive aos profissionais da saúde. Contamos com a participação de vários profissionais para a facilitação do tema, como assistente social, psicóloga, enfermeira e nutricionista, fortalecendo a campanha para maior aproveitamento da população marajoara. Além disso, tivemos a participação de parteiras, que aproveitaram para falar um pouco sobre o seu trabalho”, pontuou.
Cleiciane dos Santos, de 34 anos de idade, foi uma das usuárias alcançadas com a iniciativa. Ela comenta que foi uma ótima ação, pois informou as pessoas presentes sobre o que se deve fazer, e evitar durante a maternidade, além de reforçar para todos os benefícios de amamentar.
“Eu aprendi muitas coisas novas e já vou levar esses conhecimentos para os cuidados com minha filha. Não sabia o quanto era importante a amamentação para a saúde da criança, mas pude aprender com a equipe do hospital. Foi tudo ótimo e o hospital está de parabéns”, disse a agente de serviços gerais.
Rosinete Bastos, de 43 anos, também esteve presente na ação externa do Regional do Marajó e aprovou a programação. “Foi ótimo, muito bom mesmo! Muito bom o ensinamento que recebi dos profissionais, tudo muito relevante para a população”, finalizou a parteira.
Sustentabilidade – Além das atividades do “Agosto Dourado”, a Comissão de Sustentabilidade do HRPM participou do evento, abordando a preservação do meio ambiente e a importância de adotar hábitos de vida mais sustentáveis. A equipe também aproveitou o momento para distribuir mudas de plantas.
A iniciativa faz parte da segunda fase da campanha ‘Guardião Azul’, que incentiva ações de sustentabilidade nos hospitais e unidades de Pronto Atendimento (P.A), administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).
O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPM fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves. Mais informações pelos telefones: (91) 3783-2140 / 3783-2127.
Texto de Pedro Amorim