Orquestra do Theatro da Paz se apresenta com Quarteto Radamés na Igreja de Santo Alexandre
Composições de Beethoven e Franz Schubert estão no programa que a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta em sua Série de Câmara, na noite de quarta-feira, 18, às 20h, na Igreja de Santo Alexandre. Nessa edição, o convidado será o Quarteto Radamés Gnattali, indicado para o Grammy Latino 2012 e ao Prêmio da Música Brasileira 2013. A programação tem entrada franca.
Quem for ao local vai poder apreciar um momento singular da música no Pará. “Quando uma orquestra sinfônica promove uma série de música de câmara com seus membros, ela está evidenciando uma qualidade da maior importância para um músico: a versatilidade. A habilidade de sentir-se à vontade em qualquer repertório, seja sinfônico ou operístico, solo ou camerístico”, explica o maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto.
Ele ressalta que além do programa, outro diferencial da apresentação é o local onde será executado. “Nós da OSTP acreditamos que a execução musical é um encontro entre conteúdo e continente. Ou seja, o tipo de música que se toca, e o local onde ela é tocada. Isso pode ser visto de um ponto de vista prático: a acústica de uma sala de concerto, de uma casa de ópera ou de uma igreja, pode ser condutiva a tipos diferentes de execução musical. Portanto, nós acreditamos que a Igreja de Santo Alexandre colocará tanto o público quanto os músicos na perfeita ambientação para a música de câmara”, observa o maestro.
O programa será composto por “Octeto em Fá Maior, D 803”, do compositor austríaco, F. Schubert, com: I. Adagio – Allegro – Più alegro; II. Adagio; III. Scherzo: Allegro vivace; IV.Andante – Un poco più mosso – Più lento; V.Menuetto: Allegretto e VI.Andante molto – Allegro – Andante molto – Allegro molto. Terá ainda “Septeto em Mi Bemol Maior, Op. 20”, do compositor alemão Beethoven, com: I. Adagio - Allegro con brio; II.Adagio cantábile; III.Tempo di menuetto; IV.Tema con variazioni: Andante; V.Scherzo: Allegro molto e vivace e VI.Andante con moto alla marcia – Presto.
Quarteto
Como convidado especial da Série de Câmara da OSTP temporada 2015, a apresentação terá o Quarteto Radamés Gnattali, que entre outras coisas, foi vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013.
o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar em DVD e BluRay os 17 Quartetos de Cordas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.
A discografia do grupo inclui os seguintes álbuns: Quarteto Radamés interpreta Ricardo Tacuchian (2014), As 4 Estações Cariocas (2011), Prelúdio 21 (2011), Quadro Brasil (2008) e o DVD Rio 450 Graus (2015), com direção de Paulo Fontanelle. Previsto para 2016, comemorando os 10 anos de existência do quarteto e os 110 anos de nascimento de Radamés Gnattali, o CD “Radamés toca Radamés”, com a obra integral de Gnattali para quarteto de cordas.
Com o repertório basicamente dedicado à música brasileira, o Quarteto se apresenta regularmente em festivais, tais como Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), Festival Villa-Lobos, Festival Internacional de Campos de Jordão, Bienal de Música Contemporânea da Funarte, dentre outros, além de turnês pela Europa, África, América do Sul e do Norte.
No âmbito educacional, o Quarteto Radamés Gnattali gravou 13 programas para a televisão dedicados aos quartetos de Heitor Villa-Lobos e pelo sexto ano consecutivo, realiza o projeto Brasil de Tuhu, levando a música desse compositor brasileiro às crianças de escolas públicas do Brasil.
A apresentação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Academia Paraense Música, com a parceria do Festival Música na Estrada.
Serviço: Apresentação da Série de Câmara da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz /Temporada 2015. Convidado especial: Quarteto Radamés Gnattali. Dia 18 de novembro, às 20h, na Igreja de Santo Alexandre, na Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha.