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HGT garantiu mais de 182 mil procedimentos para usuários no primeiro semestre de 2024

Hospital Geral de Tailândia (HGT) assegura serviços de baixa e média complexidade e tem uma taxa de satisfação de 90% entre os usuários

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
16/08/2024 10h22

No primeiro semestre de 2024, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa), registrou mais de 182 mil atendimentos. Localizado no nordeste paraense, o HGT oferece serviços de baixa e média complexidade, e tem uma taxa de satisfação de 90% entre os usuários.

Nos primeiros seis meses deste ano, o HGT realizou 106.583 exames laboratoriais, 15.658 exames de imagem (colonoscopia, mamografia, raio-X, ecocardiograma, ultrassonografia e endoscopia), 5.837 consultas médicas ambulatoriais, 1.853 cirurgias e 658 partos, além de diversos outros atendimentos à população paraense. Durante o mesmo período, o Pronto Atendimento (P.A) da unidade hospitalar registrou mais de 36 mil atendimentos.

Entre os pacientes atendidos está Leia Cordeiro, de 65 anos, que esteve no HGT para a realização de exames laboratoriais. Ela lembrou que a primeira vez que recebeu atendimento no HGT foi, em 2013 e, destacou as muitas mudanças e melhorias, especialmente, no cuidado com o paciente.

“Sempre que preciso vir aqui, sou bem recebida por todos, seja na recepção ou pelos profissionais que realizam os exames. Todos tratam a gente com carinho, como seres humanos, me sinto feliz. Tudo que foi mudado no hospital é mérito de muito trabalho de vocês, que trabalham aqui. Graças a Deus, o hospital vem se ampliando e se desenvolvendo. Nota 10 para a gestão,” comentou a aposentada.

Assistência - Neste ano, o HGT implantou um novo modelo de Time de Resposta Rápida para Catástrofes. Esta iniciativa foi motivada pela necessidade de aprimorar a capacidade de resposta da unidade, que, por ser uma unidade de portas abertas para urgências e emergências, está exposta a situações de grande demanda devido ao município ser cortado por uma PA e receber uma movimentação constante de veículos de grande porte, aumentando o risco de acidentes.

O objetivo do novo modelo é capacitar os profissionais da unidade hospitalar para que possam agir de forma eficaz e eficiente em casos de acidentes de grandes proporções.

“Com o novo projeto, buscamos assegurar que nossa equipe possa responder rapidamente e com precisão a situações críticas, proporcionando um atendimento de qualidade e salvando vidas. A implantação deste modelo representa nosso compromisso com a excelência no atendimento e a segurança dos nossos pacientes”, comentou o gerente Assistencial, Milton Peixoto.

Além das melhorias na assistência, a unidade hospitalar também passou por significativas mudanças em sua estrutura. O governo do Estado tem investido constantemente no HGT, incluindo o envio de 11 máquinas de hemodiálise para o novo centro da unidade hospitalar, bem como a instalação de leitos modernos nas clínicas de internação e no Pronto Atendimento.

Paralelamente, diversas ações de revitalização da infraestrutura física do HGT têm sido realizadas. Essas ações incluem a reforma do calçamento em áreas externas e a revitalização das fachadas, com a instalação de novos letreiros e pinturas, especialmente no Pronto Atendimento (P.A). Também foram instaladas novas centrais de ar nas clínicas de internação e no P.A, além de outras melhorias na estrutura predial.

“Meu filho melhorou bastante aqui no HGT. Ele nem conseguia dormir por conta de uma inflamação na gengiva. Mas, com o uso do antibiótico, ele está melhor e já recebeu alta hoje, depois de quatro dias internado. Gostaria de agradecer a toda equipe do hospital, que cuidou dele e fez com que ele pudesse melhorar”, disse Elisangela Cordeiro, mãe e acompanhante de Josias Cordeiro, de 11 anos, que está internado no HGT e em uso de antibiótico.

Para o diretor técnico do HGT, Marcello Ferreira, esses números comprovam a importância da assistência prestada pela unidade hospitalar. “Os impactos positivos do HGT na vida da população de nossa região são visíveis não apenas em números, mas também na competência técnica dos profissionais de saúde, na eficácia dos tratamentos, na segurança dos pacientes, na acessibilidade aos serviços oferecidos e no respeito às necessidades individuais de cada pessoa. Essas qualidades refletem o compromisso contínuo com a excelência e o cuidado humanizado", destaca o gestor.

Com 51 leitos, o HGT dispõe de assistência de média complexidade garantida por uma equipe multidisciplinar, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Ortopedia/Traumatologia, Radiologia, Anestesiologia e Cardiologia.

Serviço:

O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do governo do Pará, que funciona na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.