Escolas de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) têm ótimo desempenho no Ideb
Das 37 Escolas Técnicas distribuídas pelas 12 regiões de integração do Pará, 20 foram submetidas à avaliação e tiveram médias entre 4,7 e 5,0
O salto positivo na educação pública estadual apontado pelo resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado Ministério da Educação, esta semana, em Brasília (DF), mostrou que a educação do Pará é uma agenda prioritária do governo do Estado em todo território local. O Pará subiu da 26ª posição no ranking, registrado em 2021, para a 6ª colocação nesta edição do indicador. As Escolas de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) também acompanham o ótimo desempenho.
Das 37 Escolas Técnicas distribuídas pelas 12 regiões de integração do Pará, 20 foram submetidas à avaliação e tiveram médias entre 4,7 e 5,0. Os destaques foram as Escolas Dr. Celso Malcher, em Belém; a Agroindustrial Juscelino Kubitscheck de Oliveira, em Marituba; a Santarém, na Região Baixo Amazonas; a Escola Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ananindeua; e Paragominas, na Região Rio Capim.
“Os resultados obtidos, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), refletem o compromisso e a dedicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica(Sectet) e também da comunidade escolar paraense, que desempenharam um papel crucial neste avanço, destacando-se pelo desempenho expressivo nas avaliações e pela contribuição decisiva para o salto positivo que o Pará deu na educação”, avalia Victor Dias, titular da Sectet, órgão estadual que administra as EETEPAs.
O titular da pasta também reiterou que os investimentos na educação profissional e técnica irão continuar. “A evolução das EETEPAs é motivo de orgulho para todos nós e prova de que estamos no caminho certo para transformar a realidade educacional do Pará. Continuaremos investindo em infraestrutura, qualificação de professores e em projetos que visem à inovação e à inclusão, para que nossos estudantes possam seguir conquistando resultados ainda mais expressivos".
Com um salto na nota de 4.6, no Ideb 2021, para 5.0 na edição atual, a EETEPA Celso Malcher, localizada no bairro do Guamá, em Belém, comemora o ranking. Andrey Rabelo é coordenador na escola, e enfatiza que o resultado a “coloca como a primeira melhor escola pública estadual na Região Metropolitana e a quinta em todo Estado”.
“Essa conquista representa mais do que um número, simboliza o comprometimento de todos da instituição: gestão, coordenadores, professores e equipe técnica com a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos nossos estudantes. Uma nota de 5.0 no IDEB indica que a Eetepa está alcançando um nível acima da média de desempenho acadêmico, o que é crucial para garantir que os alunos estejam recebendo uma educação de qualidade”. Complementa Andrey.
Distante 25km do Guamá, uma outra EETEPA também ganhou destaque no desempenho, gerando orgulho não só para equipe pedagógica, mas também para os alunos.
“Me sinto orgulhosa, não só por mim e pelos meus colegas, mas também pela diretora e professores que se empenharam em nos deixar devidamente preparados para a prova. Fico muito feliz por esse mérito, porque sei que a escola merece todo esse reconhecimento”. Disse Miriam Fonseca, estudante do 4ª ano do curso técnico de alimentos na EETEPA Juscelino Kubitscheck, em Marituba, indicada no ranking geral como a 7ª melhor escola do Pará com nota 5,0.
O diretor de educação da Sectet, Washington Correia, expressa o sentimento de dever cumprido. “Nós estamos cumprindo com o fluxo estabelecido no processo educacional, com isso também reforçando o nosso processo de ensino aprendizagem, a qualidade que as escolas técnicas apresentam a nível de estado e a nível também de Brasil, porque nós podemos dizer que o nosso estado tem um potencial enorme, então, como diretor de ensino, traz um sentimento de gratidão, de dever cumprido e que com certeza os nossos professores da rede de educação estão de parabéns, os nossos diretores, pois todos nós conseguimos compreender o fluxo para que nós pudéssemos chegar a esse índice com notas maravilhosas. Parabéns a todos que fazem a educação profissional e tecnológica no estado do Pará”.
O Ideb foi criado em 2007, e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos equitativamente vitais para a educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O cálculo e a divulgação são feitos a cada 2 anos pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.