Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO 'FAUNA LIVRE II'

Polícia Civil resgata 52 pássaros e autua 7 pessoas por venda e guarda ilegal de animais silvestres, em Castanhal 

Os animais apreendidos foram encaminhados ao veterinário e, após avaliação médica, os que estavam aptos foram soltos na natureza

Por Lilian Guedes (SECOM)
14/08/2024 16h45

A Polícia Civil do Pará resgatou 52 pássaros e um cachorro durante a operação 'Fauna Livre II'. A ação foi deflagrada na terça-feira (13), no município de Castanhal e também resultou na autuação de 7 pessoas pelos crimes de venda e guarda ilegal de animais silvestres. 

Executada pela Delegacia de Proteção Animal, da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), a operação contou com o apoio das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Polícia Científica. 

Os animais apreendidos foram encaminhados ao veterinário e, após avaliação médica, os que estavam aptos foram soltos na natureza. O cão resgatado permanecerá sob os cuidados de um tutor que assumiu a responsabilidade de cuidar do animal.

Quanto às pessoas autuadas, o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, informou que "os termos circunstanciados foram lavrados e um inquérito por portaria foi instaurado para avaliar e investigar os casos". 

O diretor da Demapa, delegado Dilermano Tavares, afirmou que a operação terá continuidade e que ela servirá, não apenas para resgatar os animais, como também para conscientizar as pessoas quanto a necessidade de preservar a fauna no seu habitat natural. 

"A operação leva informações e evita casos de maus tratos. Pedimos à população que quando souberem de alguma irregularidade envolvendo animais domésticos ou silvestres, utilizem o canal de denúncias 181, que iremos até o local para resgatar o animal e prender os responsáveis. Elas também podem ser feitas presencialmente na Demapa. Nosso foco é a preservação das espécies, evitando os maus tratos e o tráfico de animais", destacou. 

Texto: Paula Almeida, sob supervisão de Lilian Guedes