Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIÊNCIA CULTURAL

Centro de Inclusão e Reabilitação tem dança, teatro e música no Dia Nacional das Artes

Usuários, acompanhantes e profissionais da instituição - referência no Pará na assistência especializada a Pessoas com Deficiência - participaram das atividades

Por Governo do Pará (SECOM)
12/08/2024 18h13

Para celebrar o Dia Nacional das Artes - 12 de Agosto, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou nesta segunda-feira programação cultural com várias linguagens artísticas, como dança, teatro e música. Organizado pelo setor de Arte e Cultura, o evento contou com apresentações de lundu e dança em cadeira de rodas, envolvendo usuários, acompanhantes e profissionais da instituição, no hall do Bloco C.

Houve ainda apresentação de fotografias, dos melhores momentos do "Arte e Cultura" e exposição de artes visuais, informou Denise Morais, supervisora do setor que organizou o evento. “O Dia Nacional das Artes é muito significativo, pois temos a oportunidade de fazer uma mostra das atividades desenvolvidas pela equipe. E pensar que é possível a construção de um fazer artístico, juntamente com o público atendido, dentro de um espaço de saúde, é muito relevante e inovador”, destacou a supervisora.

Durante a apresentação musical, Vitor da Silva, 14 anos, um dos alunos da Oficina de Música do CIIR, acrescentou ao lundu marajoara o ritmo do jatobá, um instrumento percussivo. O usuário estava acompanhado da mãe, Vanuza da Silva, 49 anos, que falou sobre a evolução do filho e a importância da programação cultural.

“Como o Vitor teve alta das terapias ocupacional e de fonoaudiologia, os profissionais do CIIR indicaram a participação dele nessas atividades, para que desenvolva uma boa interação social. Além disso, a Oficina de Música do CIIR está ajudando ele a se comunicar melhor, a saber o seu tempo e a respeitar o tempo das outras pessoas”, disse a mãe, acrescentando que “estar no CIIR, acompanhando as suas atividades, é uma maravilha!"

Fomento às artes – Segundo Denise Morais, o setor de Arte e Cultura proporciona um espaço de sociabilidade, integração e inclusão social. Atua em consonância com as Diretrizes da Política Nacional de Humanização, de acordo com o planejamento anual do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), e pelo Calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando abranger as datas relevantes à missão do CIIR.

O Setor atua com três ações artístico-pedagógicas interligadas: Oficinas Artísticas; Biblioteca Inclusiva e Ação Recriando. As Oficinas Artísticas são atividades de ensino-aprendizagem, mediadas por professores licenciados em Teatro, Dança, Música e Artes Visuais. As aulas livres são ministradas para turmas regulares, em oficinas de 10h a 15h de atividades, incluindo apresentações dos resultados de temas de relevância (científico, cultural ou social) ligados às ações do Centro.

Voltado à promoção da saúde e qualidade de vida do usuário, o convívio com e pela arte, por meio de práticas pedagógicas ou pela fruição de bens artísticos e culturais, pode ser um eficiente caminho para evitar o adoecimento emocional e físico, pois estimula o livre expressar e ajuda a construir uma consciência cultural, para reconhecer e apreciar a cultura local.

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR