Governo do Pará entrega certificados de conclusão a 1.600 alunos formados pelo programa “Capacita COP 30”
Programa do Governo do Estado garante qualificação gratuita através de cursos voltados ao turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança do trabalho
O Governo do Pará irá certificar 1.600 alunos que fazem parte das primeiras turmas a concluir o programa de qualificação “Capacita COP 30”, um projeto promovido pelo Estado em parceria com a iniciativa privada e mais de 20 entidades parceiras para preparar mão de obra do paraense visando o atendimento ao público durante a Conferência Climática da ONU, que irá ocorrer em novembro de 2025 em Belém, e assegurando que após a conferência o Estado possa se firmar como um destino turístico caracterizado pela excelência do setor.
O programa Capacita COP 30 proporciona oportunidades de qualificação profissional e crescimento pessoal através da oferta gratuita de 67 cursos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança do trabalho.
As aulas acontecem em polos distribuídos pela Região Metropolitana de Belém, Santarém, Marajó e o nordeste do Estado. A previsão do Governo do Pará é que até a realização da COP mais de 18 mil alunos tenham se graduado nos cursos ofertados pelo Capacita.
Legado da COP - O programa Capacita COP 30 será responsável por um dos mais importantes legados da COP ao Estado do Pará, elevando a qualidade da mão de obra ligada à hospitalidade, lazer e infraestrutura a um novo patamar e, desta forma, incentivar o turismo como uma nova atividade econômica do Estado, criando oportunidades de emprego e renda para toda população do Pará na medida em que a capital paraense se consolida como porta de entrada para os visitantes de toda região amazônica.
Sobre o projeto - O programa Capacita COP 30 foi lançado pelo Governo do Pará em março de 2024 para preparar a mão de obra para a COP. Desde 8 de março o Capacita oferta 67 cursos das áreas de turismo, produção alimentícia, infraestrutura e segurança do trabalho. As aulas são ministradas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) com o apoio de outras secretarias, entidades parceiras e da iniciativa privada.
Os cursos são ofertados de acordo com a demanda do mercado. Através da parceria com a iniciativa privada, o Governo do Estado identifica as necessidades e carências do setor produtivo, qualificando pessoas de acordo com essas necessidades para ampliar a oferta de mão de obra em áreas consideradas estratégicas para os empreendedores paraenses.
Todos os alunos graduados pelo programa recebem um selo especial em seus certificados, atestando que eles foram qualificados para atuar como mão de obra voltada para a realização da Conferência Climática da ONU em Belém.
Entre os cursos mais procurados estão os de idiomas, especialmente de língua inglesa, que facilitarão a comunicação de prestadores de serviços com visitantes de outros países antes, durante e depois da COP.
Serviço: A formatura do Capacita COP 30 será nesta terça-feira, 13 de agosto, às 9h no Hangar Centro de Convenções em Belém. Para mais informações e inscrições nos cursos de capacitação basta acessar a plataforma capacitacop30.pa.gov.br.