Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'CARAVANA DO ASFALTO'

Governo do Pará amplia pavimentação de vias em Limoeiro do Ajuru e Portel

Com investimentos do Programa 'Asfalto Por Todo o Pará', Estado garante urbanização e qualidade de vida nos dois municípios

Por Gustavo Pêna (SEOP)
12/08/2024 17h14

Governador Helder Barbalho autorizou uma nova etapa do programa estadual de pavimentação de viasO governador do Pará, Helder Barbalho, e a vice-governadora Hana Ghassan assinaram nesta segunda-feira (12) duas Ordens de Serviço que vão garantir novas obras de pavimentação asfáltica nos municípios de Limoeiro do Ajuru, na Região de Integração Tocantins, e Portel, no Marajó. As ações fazem parte do Programa “Asfalto Por Todo o Pará”, que desde 2019 leva infraestrutura e mobilidade urbana aos municípios.

Em Limoeiro do Ajuru, Helder Barbalho lembrou os investimentos em asfaltamento entregues anteriormente no município e reforçou o compromisso do governo do Estado em promover a melhoria do dia a dia da população com novos equipamentos públicos.

“Quero aproveitar para prestar contas à população. Já entregamos o terminal hidroviário, fizemos 5 quilômetros de pavimentação, e hoje assinei a Ordem de Serviço de mais 3 quilômetros de pavimentação, para tirar o povo da lama no inverno e da poeira no verão. É a melhoria da cidade no seu aspecto de qualidade urbana. É o time do Governo do Estado trabalhando por Limoeiro do Ajuru, pelo Baixo Tocantins, pelo Marajó, por todo o Pará”, afirmou o chefe do Executivo estadual.Vice-governadora Hana Ghassan e o secretário de Obras, Ruy Cabral

Durante agenda de trabalho em Portel, no Marajó, a vice-governadora Hana Ghassan destacou a presença da equipe do Governo do Pará nas vias que receberão a pavimentação asfáltica. “Feliz de estar trazendo a ‘Caravana do Asfalto’ para Portel. Hoje pudemos caminhar em ruas que serão asfaltadas aqui. Quando vamos aos municípios, não só trazemos a Ordem de Serviço, mas também fazemos questão de conversar com a população. O nosso governador Helder Barbalho criou a política de estarmos todos os dias nos municípios levando, iniciando e entregando obras. É muito importante a gente olhar no olho das pessoas, conversar e ouvir as demandas, como as que foram feitas aqui em Portel. Isso faz com que o Governo tenha mais êxito e eficiência”, ressaltou Hana Ghassan.

Outra realidade - O município de Portel já havia recebido 13 quilômetros de pavimentação por meio do “Asfalto Por Todo o Pará”. Morador da área urbana, Francisco Batista acredita que o asfaltamento favorecerá o crescimento do seu estabelecimento comercial. “No verão, a gente fica trabalhando e jogando água na rua por causa da poeira. Suja toda a mercadoria. Tem que ficar sempre limpando. A chegada do asfalto é o paraíso. Vai acabar com a poeira", afirmou.

Francisco Batista, que ainda precisa molhar a rua para amenizar a poeira, garante que "a chegada do asfalto é o paraíso" Para o mototaxista Benedito de Noronha, a chegada de mais asfalto a Portel vai melhorar a qualidade do serviço à população, sua qualidade de vida e dos familiares. "Esse asfalto aqui é necessário. Uma benfeitoria não só para mim, mas para todos os moradores do município. Na poeira é complicado, mas no inverno é algo sem condições. Que Deus ilumine o caminho de todos pelo que estão fazendo na nossa cidade. Agradeço não só por mim, mas pelos meus filhos, minha família”, disse Benedito.A pavimentação acaba com a poeira e valoriza os imóveis

Comodidade e dignidade - O investimento estadual no Programa “Asfalto Por Todo o Pará” viabiliza serviços de terraplanagem, drenagem pluvial, pavimentação, construção de calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização, gerenciados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

“É importante frisar que o ‘Asfalto por Todo Pará’ vem trazendo vários benefícios para a população paraense, valorizando o imóvel, melhorando o transporte, a mobilidade, facilitando às pessoas no seu ir e vir. Mas, acima de tudo, dando dignidade. Já entramos em todas as 12 Regiões de Integração e vamos continuar com esse trabalho, agora na quarta etapa do Programa”, informou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.