Sessão especial na Alepa debate importância da Uepa e destaca avanços na gestão
O diálogo com o governo estadual, que resultou na progressão de docentes, além da posse de 256 professores e 300 técnicos efetivos, foi um dos avanços em destaque
Sessão solene para enfatizar a importância da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi realizada na manhã desta segunda-feira (12) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O evento reuniu a gestão superior da instituição e a comunidade acadêmica, atendendo a um requerimento do deputado estadual Dirceu Ten Caten (PT-PA).
"Hoje é um dia muito importante. Estamos aqui no parlamento estadual debatendo sobre a Uepa, para que possamos nos aproximar mais da universidade estadual e entender melhor o seu funcionamento, como podemos apoiar os profissionais e valorizar os servidores", destacou Dirceu Ten Caten.Sessão na Alepa reuniu a gestão superior da instituição e a comunidade acadêmica
O reitor da Uepa, Clay Chagas, agradeceu “por essa possibilidade que estamos tendo para discutir a universidade”. Para ele, a instituição não transforma apenas a vida de quem cursa o ensino superior, “mas de todo o entorno dela, da família, da comunidade. Em alguns casos, a universidade é a única opção para os nossos jovens”.
Clay Chagas também enfatizou a parceria entre Uepa e Alepa, mencionando que, embora algumas pautas importantes tenham sido resolvidas, outras continuam surgindo, incluindo questões antigas que precisam ser retomadas e novas demandas que surgem no decorrer do trabalho acadêmico.
Reitor Clay Chagas (e), ao lado do deputado Dirceu Ten Caten, destacou os avanços nos últimos anosCarreira e inclusão - Durante a sessão foram destacados os avanços da universidade nos últimos três anos, entre os quais a importância do diálogo com o governo estadual para desbloquear pautas, como a atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, que permitiu a progressão de docentes e a posse de 256 professores e mais de 300 técnicos efetivos. Foi mencionada ainda a implementação de cotas étnico-raciais e para pessoas com deficiência (PcDs), ampliando o acesso inclusivo ao ensino superior.
Para os estudantes, foi ressaltada a aprovação, pelo Conselho Universitário (Consun) da Uepa, de uma resolução que garante novos auxílios estudantis, medida essencial para assegurar a permanência dos alunos, a partir de políticas afirmativas que possibilitem a conclusão dos cursos.
"Estamos com um processo encaminhado à Secretaria de Planejamento para aprovar a Lei de Assistência Estudantil", informou Clay Chagas, destacando a importância do apoio da Alepa nesse passo decisivo para construir "uma universidade mais inclusiva, justa e capaz de transformar vidas".