Pará participa do Salão Nacional do Turismo até domingo (11) no Rio de Janeiro
Evento do Ministério do Turismo em parceria com diversas instituições, incentiva a qualificação e a comercialização da oferta turística brasileira
A participação do governo do Pará no Salão Nacional do Turismo, promove os principais atrativos e destinos turísticos do território paraense até domingo (11). O evento começou, na quinta-feira (8), no pavilhão de exposições do Riocentro, na capital fluminense. Organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com diversas instituições, o evento incentiva a qualificação e a comercialização da oferta turística brasileira, contribuindo para o melhor posicionamento e a competitividade nos mercados nacional e internacional.
O Salão Nacional do Turismo 2024, com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, reúne cerca de 100 mil participantes, em uma viagem cultural por todas as regiões do Brasil. Segmentado por Estados, o evento permite aos visitantes explorar parte da diversidade turística do país, conhecendo de perto as riquezas culturais e naturais de cada localidade.
A participação do Pará está em destaque com um estande próprio, onde visitantes conhecem e degustam itens exclusivos da rica gastronomia paraense. Entre os produtos apresentados, estão a cachaça de jambu, cachaça de açaí, farofas da Sekiama Alimentos da Amazônia e bombons de chocolate com recheio de cupuaçu e castanha do Pará. Além das degustações, os visitantes recebem brindes como fitinhas do Círio e o cheiro do Pará, exemplos de tradições e aromas típicos da região.
O estande do Pará também tem o espaço "Vitrine de Experiências", onde são promovidas vivências turísticas como o Passaporte Combu, Viva Cotijuba, Vivência na Fazenda Mironga e Eco Sítio Leão de Judá. Para enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes, são distribuídos folders com temas diversos, destacando as principais atrações e motivos para visitar o Pará, incluindo os folders "10 Motivos para Visitar o Pará" e "Tapajós", "Cultura Pulsante", "Fé que Move os Paraenses" e "Natureza Exuberante do Pará".
O secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieira, destaca a importância da participação do estado no evento. "O Salão Nacional do Turismo é uma vitrine essencial para mostrarmos ao Brasil e ao mundo a riqueza cultural e natural do Pará. Nossa presença aqui reforça nosso compromisso em promover o turismo sustentável e valorizar as experiências únicas que só o Pará pode oferecer”, afirma.
Atrações - No “Núcleo do Conhecimento” do Salão, haverá debates e trocas de experiências entre representantes do Ministério do Turismo e parceiros discutirão políticas públicas e projetos para o desenvolvimento responsável e inclusivo do setor. Já no espaço “Vitrine Brasil”, produtos de artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas, vinhos e cafés serão apreciados pelo público.
Uma atração imperdível será a “Cozinha Show”, onde chefs renomados prepararão pratos típicos das 27 unidades federativas do Brasil. Os visitantes terão a oportunidade de aprender e degustar iguarias como a tradicional moqueca baiana de peixe com camarão, o pato no tucupi do Norte, o bolinho de feijoada carioca e a exótica carne de onça do Paraná.