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Técnicos e Coordenadores pedagógicos concluem curso promovido pela Seduc

Ao todo, 150 profissionais estiveram presentes durante os três dias de evento que é voltado para profissionais das Diretorias Regionais de Ensino da Região Metropolitana de Belém e Interior

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
08/08/2024 19h29

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) concluiu, nesta quinta-feira, 8, o 2° encontro de Técnicos de Acompanhamento Pedagógico (TAP) e Coordenadores Pedagógicos, direcionado para profissionais das Diretorias Regionais de Ensino da Região Metropolitana de Belém e Interior. Ao todo, 150 profissionais estiveram presentes durante os três dias de evento. 

“Esse tipo de formação é importante porque nos permite reunir todos os servidores que estão nas regionais, tanto na Região Metropolitana, quanto no interior do estado. Estão aqui representados pelos que chamamos de TAPs, os coordenadores pedagógicos e eles estão participando de uma semana de formação continuada, onde nós estamos abordando várias temáticas que faz com que o trabalho da Secretaria fique mais alinhado e a gente possa implementar as propostas e as políticas pedagógicas da melhor maneira possível em cada uma de nossas escolas. Temos como parceiro nesse processo a Somos, que está aqui com a equipe técnica, a Elos Educacional, que está dando a formação Língua Portuguesa e Matemática, além da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o CAEd, que está fazendo análise e apropriação dos resultados do Sispae em uma das nossas avaliações em larga escala. Então, esse é o momento em que a gente tem a possibilidade de discutir as estratégias com metodologia para cada uma das unidades, e os TAPs fazem parte do sistema intermediário, onde, através deles, a gente pode acompanhar as políticas públicas da rede estadual do Pará”, disse Júlio Meireles, secretário adjunto de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação. 

O processo formativo ocorreu com a proposta de instruir os profissionais para realizar rotinas de acompanhamento pedagógico-administrativo em escolas da rede estadual. A intenção é mobilizar, fazer conexões e orientar as unidades em relação a práticas capazes de promover a recomposição de aprendizagem dos estudantes. Além disso, aprofundar o conhecimento na elaboração de planos de ação, focando em ações para um acompanhamento escolar mais eficaz.

“O objetivo é promover presencialmente diálogos em rede, ou seja, é trazer todos os técnicos de acompanhamento pedagógico e coordenadores de DRES, práticas que foram exitosas no primeiro semestre e também dialogar sobre o que a gente precisa trabalhar para o segundo semestre, enfatizando a recomposição da aprendizagem, para que a gente possa dar o apoio necessário lá na ponta, nas unidades escolares. Foram dias de troca intensa, onde também foi falado sobre a avaliação do Sispae, que é a avaliação em larga escala que é feita aqui no nosso estado. Então, é essa a devolutiva e análise dos dados para que as escolas possam ser orientadas em como melhorar nesse processo”, disse Silvaney Ferreira, coordenadora de apoio pedagógico às DRE’s. 

Na oportunidade, também foi falado sobre o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), que é um mecanismo desenvolvido pela Seduc para levantamento e análise de dados sobre a relação ensino-aprendizagem, visando resultados positivos no desempenho dos estudantes da rede pública estadual de ensino, bem como o cadastramento de TAP nas plataformas de ensino. 

Vindo do município de Mãe do Rio, Nina Sousa, coordenadora pedagógica, avalia o encontro como positivo e necessário. 

“Para o desenvolvimento das atividades dentro da DRE Mãe do Rio é muito importante a formação presencial. No momento em que, além da gente, agregar mais conhecimentos, a gente tem a troca de experiência, tem o relacionamento entre outros coordenadores, conheci a prática de outros coordenadores, vê a realidade também do trabalho que está sendo desenvolvido, e sem contar com o relacionamento com o órgão central, como a Secretaria, já que geralmente são feitos de forma online. Então, esse encontro, de fato, está sendo muito, vamos dizer assim, gratificante”, disse a coordenadora pedagógica. 

Material didático - O curso foi realizado com base no material didático do “Prepara”, composto por conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa e viabiliza a recomposição de aprendizagens de anos anteriores, bem como a avaliação do SISPAE, que é a avaliação que fornece os fatores associados ao desempenho dos alunos nas escolas, para planejamento de ações fundamentadas no cenário real das necessidades do alunado nas cidades paraenses.