Solenidade na Sespa marca abertura oficial do Agosto Dourado
Este ano, a campanha de incentivo ao aleitamento materno traz como tema “Amamentação: apoie em todas as situações
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sediou, nesta segunda-feira, 5, a solenidade de abertura do "Agosto Dourado", mês alusivo à conscientização sobre a amamentação e que é considerado uma importante estratégia de mobilização social e mundial das populações e profissionais de todas as áreas sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mulher e da criança.
O evento foi organizado pelo Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano (CEAM/BLH), com apoio da Sespa e demais instituições que compõem o CEAM.
Apesar de a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM204) ser celebrada na primeira semana de agosto, no Pará, a programação se estende durante o mês todo, com diversas atividades desenvolvidas pelas instituições que compõem o CEAM, assim como unidades de saúde e hospitais que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a campanha deste anos, o tema trabalhado é "Amamentação: apoie em todas as situações" e tem o objetivo de mobilizar a sociedade para aprimorar o apoio a todas as pessoas e não permitir que as desigualdades impeçam amamentação prazerosa.
"Vamos ressaltar a importância e necessidade de que o apoio à amamentação chegue às populações que têm pouco acesso ou são invisibilizadas e dar atenção a cenários vulneráveis como a primeira semana de vida, pessoas desfavorecidas, não cisgênero e amamentação em tempos de emergências e crises", disse a coordenadora estadual de Saúde da Criança, Ana Cristina Guzzo.
A diretora de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Laena Reis, iniciou seu pronunciamento, agradecendo à Coordenação Estadual de Saúde da Criança e ao Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Bancos de Leite, pelo trabalho incansável de incentivo à amamentação e doação de leite. “Apesar de ser um tema bastante recorrente na saúde, a cada novo momento são novos desafios. Hoje, os desafios de 35 anos atrás, para as mulheres que amamentaram pessoas da minha geração, são diferentes das dificuldades que as mulheres hoje enfrentam, como, por exemplo, o assédio que sofrem das redes sociais, das propagandas, da mídia, que há tempos não existiam”, comentou.
Para a diretora do DPAIS, aleitamento materno é um tema sempre novo, que é necessário estar sempre fomentando e se atualizando, porque as recomendações mudam, mas, de fato, a questão da importância, tanto para a saúde física quanto para a saúde emocional, psicológica do bebê e da mãe, isso não muda. “Vamos continuar incentivando para juntos conseguirmos alcançar um número maior de mulheres com informações de qualidade, não permitindo que a amamentação seja alvo de desinformação e informações erradas. Que juntos possamos avançar no tema, porque a verdade é que o aleitamento materno influencia diretamente na saúde dos bebês e na redução da mortalidade infantil”, afirmou.
Prevenção de doenças – Na oportunidade, o médico Helio Franco, técnico da Coordenação Estadual de Saúde da Criança (Cesac), falou da importância nutricional do leite materno nos primeiros anos de vida, destacando que é fundamental para um sistema de defesa contra infecções e cânceres. “O contato físico durante a amamentação, o cheiro da mãe, o batimento cardíaco e o olho no olho também são importantes para a afetividade”, acrescentou.
Durante a solenidade, a nutricionista Cynara Souza, gerente do Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, entregou certificados a entidades que apoiam a amamentação, ou seja, o Coral Saúde e Vida “Maria Helena Franco” da Santa Casa, a Missão Humanitária de Coleta e Doação de Leite Humano da Assembleia de Deus e o Corpo de Bombeiro Militar – Projeto Bombeiros da Vida.
Também estiveram presentes na solenidade, a representante da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Maria de Belém; a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Ilza Maia; a representante do Projeto Bombeiros da Vida, Major Patrícia; entre outras instituições.
Veja as próximas atividades do Agosto Dourado
Dia 22.08.24 – 16h - Sessão de Cinema: Tigers (2014) – filme do diretor vencedor do Oscar Danis Tanovic
Local: Auditório UEFTO Jean Chcre Bittar
Dia 24.08.24 – 8h – Amamentaço - Ação Especial de Encerramento do Agosto Dourado
Local: Usina da Paz Terra Firme
Serviço: o auditório UEFTO fica na Uepa CCBS (Trav. Perebebuí, 2623) e a Usina da Paz Terra Firme fica na Passagem Belo Horizonte, 56, Terra Firme. Informações: (91) 4006-4202/40006-4308.