Estado entrega novo Batalhão da PM na Ilha de Mosqueiro, em Belém
Entre os serviços executados estão a implementação de uma sala de aula, pinturas, troca de portas e janelas, banheiros novos, telhado e forro, além da modernização das áreas e equipamentos
O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou na manhã deste domingo, 5, o prédio do 25º Batalhão da Polícia Militar (25º BPM), no Distrito de Mosqueiro, em Belém. A estrutura foi reconstruída e ampliada para dar melhor suporte aos trabalhadores da segurança pública.
Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do investimento em segurança para a melhoria dos indicadores sociais.
"Mensalmente são avaliados todos os 26 estados e o Distrito Federal, e nós fazemos um acompanhamento desde janeiro de 2019, quando nós chegamos ao governo do Estado. Apenas três unidades da federação, de janeiro de 2019 até o mês de julho de 2024, tiveram reduções, mês após mês, sem nenhuma inversão, sem nenhum retorno, sem nenhum reforço. Isso representa uma demonstração clara da política assertiva de segurança pública de combate a criminalidade e de fortalecimento das instituições como a Polícia Militar", frisou o governador.
Entre os serviços executados pela gestão estadual estão pinturas e troca de portas e janelas, banheiros novos, telhado e forro, além da modernização das áreas e equipamentos. Outro ponto destacado como exemplo de reestruturação foi a criação de salas de aula para o treinamento da categoria.
"É um batalhão que também vai funcionar como polo de formação de novos policiais. Aqui em Mosqueiro, com essa entrega, nós teremos condição de formar 150 novos policiais aqui no 25º batalhão. Com a COP 30 vindo aí, sabemos que os destinos turísticos vão ser impactados com a expansão do turismo paraense", afirmou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.
Conforme o comandante do batalhão, tenente-coronel Renato Brandão de Moraes Filho, a unidade é responsável pelas ações ostensivas e preventivas de praias como Murubira, Chapéu Virado, Baía do Sol e Praia Grande e de outras localidades do distrito.
"Nós cobrimos uma área muito grande, com ilhas, localidades ribeirinhas e matas virgens. Aqui temos patrulhamento com viaturas e motocicletas. Além disso, nossas equipes realizam patrulhas com ações ligadas à Lei Maria da Penha e de educação, com o Proerd", afirma o tenente-coronel.
Entre as áreas que passaram por modernização está o alojamento feminino. Espaço aprovado pela 2ª tenente Ana Alícia Silva Moraes. "É importante para as mulheres. A preocupação do comandante com relação a ter um alojamento, um espaço destinado para o feminino, é de extrema relevância. Nós como policiais militares ficamos gratas".
A unidade foi criada como "Destacamento" em 1994 e transformada em "Companhia Independente". Atualmente é denominado 25° Batalhão de Polícia Militar (Soldado Ézio) e será o polo de formação de 150 futuras praças da corporação.
Durante a solenidade, 10 Policiais Militares que atuam em Mosqueiro foram condecorados com a medalha Láurea do Mérito Operacional do Governo do Pará. O ato de entrega doi um reconhecimento pelos policiais terem prendido uma quadrilha de 8 homens encontrados com armas e munições.
Para o soldado Manoel Siqueira Modesto, o reconhecimento em forma de medalha foi um momento especial. "Eu achei muito bom. Nós trabalhamos para evitar que os criminosos pudessem agir aqui em Mosqueiro. O reconhecimento do nosso esforço é motivador".