Escola Superior da Advocacia Pública certificou mais de 6 mil pessoas em 2 anos
Órgão é vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE)
A Escola Superior da Advocacia Pública (ESAP), um centro de excelência vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e voltado para capacitação e treinamento de servidores públicos e do público em geral, certificou mais de 6 mil pessoas entre os meses de janeiro de 2022 e julho de 2024, segundo o último balanço realizado pelo órgão. A instituição foi criada em dezembro de 2021 pelo Governo do Estado, após sanção da Lei Complementar 139/2021.
“Esta quantidade expressiva de pessoas capacitadas, com uma grande parte composta de servidores públicos estaduais, é motivo de muito orgulho para a PGE e significa a concretização de uma visão oportuna da gestão da casa, que vislumbrou o potencial que a PGE tinha de ocupar este papel como difusora do conhecimento jurídico que é produzido dentro do órgão. Foi a partir desta visão que surgiu o desafio de transformar o nosso antigo Centro de Estudos, que era voltado muito às questões de capacitação interna do órgão, neste formato de Escola, que atua ainda fortemente na capacitação interna, mas que tem como missão também trabalhar para a capacitação de todo o quadro funcional do Estado do Pará nas questões jurídicas”, disse a procuradora do Estado, Gabriela Dinelly, coordenadora da ESAP.
A ESAP tem disponibilizado cursos, palestras, oficinas e treinamentos voltados a matérias jurídicas, com o objetivo de tornar a Procuradoria um canal de troca de informações e difusão de conhecimento.
“A PGE sempre foi reconhecida com um centro de excelência jurídica. Aqui, foram gestadas teses jurídicas e ações emblemáticas, com grande repercussão para a população paraense. Então, a ESAP surge com essa missão de promover a difusão de toda essa produção e conhecimento jurídico, incitando discussões sobre assuntos relevantes, promovendo debates, capacitando servidores e estudantes de direito. Penso que nossa missão central é democratizar o acesso ao conhecimento, é para isso que trabalhamos todos os dias”, complementou a procuradora.
Ao todo, neste mesmo período, a ESAP já realizou 94 capacitações, entre cursos, palestras, workshops, oficinas, treinamentos e simpósios, em formatos presencial, virtual e híbrido.
“Queremos, agora, consolidar o que já foi conquistado e expandir, sem dúvidas. Temos trabalhado com um calendário de eventos, alguns já fixos na nossa programação anual, como o Simpósio de Direito Ambiental que, este ano, em sua 3º edição, será realizado nos dias 5 e 6 de setembro. Além disto, estamos trabalhando para atender todas as demandas de capacitação apresentadas pelas secretarias com a maior brevidade possível. Temos como projeto implementar também uma plataforma online de capacitação, o que nos permitirá alcançar um público ainda maior”, concluiu Gabriela Dinelly.