Governo do Pará entrega em Ananindeua a 145ª escola estadual reconstruída
Na entrega da Escola Padre Pietro Gerosa, o governador Helder Barbalho também concretizou mais uma etapa do Programa Bora Estudar
Governador Helder Barbalho na entrega de mais uma unidade de ensino reconstruída e equipadaA Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Pietro Gerosa, no Paar, em Ananindeua (município da Região Metropolitana de Belém), foi entregue pelo governo do Estado nesta quinta-feira (01) totalmente reconstruída e modernizada. Com mais esta unidade, o Estado chega à marca histórica de 145 escolas reestruturadas e entregues à comunidade escolar.
O governador Helder Barbalho, na solenidade de entrega, destacou a importância dos investimentos em educação para o fortalecimento do ensino público no Pará.
Governador Helder Barbalho: estímulo aos estudantes“Tenho certeza que todas as crianças que estão aqui, da 1ª a 5ª série, estarão certas de que têm uma escola com qualidade, com sala climatizada, com a quadra de esportes que não tinha antes, tendo um laboratório de informática, tendo uma sala para educação especial. Temos aqui, portanto, tudo aquilo que se faz necessário para estimular os alunos, para que eles estejam motivados a vir para a sala de aula”, ressaltou Helder Barbalho.
Aprimoramento - A Escola Padre Pietro Gerosa foi preparada para aprimorar a relação no ambiente educacional, assegurar a qualidade no ensino-aprendizagem e adequar a estrutura predial para as necessidades de alunos, professores e demais servidores.
A unidade de ensino atende atualmente cerca de 320 estudantes do Ensino Fundamental I, pela manhã e à tarde, na faixa etária de 6 a 10 anos.
A nova estrutura dispõe de 6 salas de aula, sala de informática, sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de leitura, quadra de esportes, sala dos professores, novo espaço administrativo e refeitório.
Para o secretário de educação, Rossieli Soares, a escola chegou em boa hora. "Infelizmente, Ananindeua tem muita criança fora da escola, da educação infantil; por isso essa unidade é tão importante para Ananindeua e toda região metropolitana de Belém. Em breve, faremos mais entregas por aqui", comentou.
Simoni Gonçalo de Castro, coordenadora pedagógica da unidade, contou que a entrega da Escola é a realização de um desejo antigo de todos. “Era muito esperado; um sonho de toda a equipe. Eu estou até emocionada com esse momento muito especial pra nós. A infraestrutura era muito precária. Agora, a gente vê que melhorou 100%. As salas de aula, a quadra, tudo era um sonho de muito tempo. Eu estou sonhando com o momento em que as crianças estarão naquela quadra”, disse a coordenadora.
A estudante Ana Emanuela, ao lado de Helder Barbalho e Rossieli Soares, recebeu o cheque do Programa Bora EstudarBora Estudar - Durante a solenidade de entrega, a aluna Ana Emanuela recebeu um cheque do Programa Bora Estudar, iniciativa do Governo do Pará. O ato simbolizou o reconhecimento do Estado a todos os alunos da unidade beneficiados pelos seus desempenhos. O programa estadual concede apoio para melhoria da habitação dos alunos contemplados.
“Quero dar parabéns aos alunos que receberam o 'Bora Estudar', que é um programa de valorização das melhores experiências, das melhores notas, dos melhores alunos. O aluno está sendo reconhecido com 10 mil reais em material de construção. Eu tenho certeza que, no ano que vem, os outros alunos vão olhar e vão dizer: eu quero estar no lugar da minha colega que recebeu, porque esses recurso serviram para aumentar, para reformar a casa, e para devolver para o pai e para a mãe o investimento que fazem com todo o suor para que a educação possa chegar aos seus filhos”, reforçou Helder Barbalho.
Aluna Izabela Pinheiro em uma das novas salas de aulaPara o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, o reconhecimento que chega por meio do "Bora Estudar" aproxima as famílias ainda mais da escola. “A educação se faz com a família do aluno próxima da escola. O 'Bora Estudar' está fazendo uma diferença muito grande não só na parte dos estudos, mas para ajudar muita família”, reforçou o titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).